Setembro começa com chuva e trovoada em Portugal

Após um fim-de-semana com temperaturas elevadas e calor a dominar o panorama meteorológico de Portugal, nesta primeira semana de setembro o tempo mudará esperando-se descida das temperaturas, queda de precipitação e até alguma trovoada. Espreite as previsões!

Chuva prevista para Portugal Continental nestes primeiros dias de setembro.

Entre hoje e quarta-feira (5) as temperaturas vão descer progressivamente em Portugal Continental, sendo que esta queda das temperaturas será acompanhada de alguma queda de precipitação e a provável ocorrência de trovoada.

Temperatura por Regiões

Para hoje espera-se períodos de céu nublado na Região Norte, com previsão de temperaturas máximas a oscilar entre os 22 ºC em Viana do Castelo e no Porto e os 30 ºC em Vila Real e Bragança. Seguindo para sul, em direção às Regiões Centro e Sul, os mapas mostram um adensar da nebulosidade, significando isto que o céu terá períodos de muita nebulosidade. O termómetro atingirá temperaturas máximas de 24 ºC em Lisboa e mais a sul, no Algarve, a máxima também será de 24 ºC.

Amanhã na Região Norte prevê-se uma ligeira descida das temperaturas, com uma máxima de 21 ºC no distrito de Viana do Castelo e uma máxima de 29 ºC no distrito de Bragança. A queda de chuva em regime suave está prevista para toda a Região Norte, sendo até provável que haja trovoada no distrito de Viana do Castelo a partir das 23h de amanhã, prolongando-se durante algumas horas da noite de terça para quarta-feira.

Na Região Centro, amanhã, os termómetros atingirão máximas entre os 24 ºC em Lisboa e os 30 ºC em Coimbra. Está prevista a queda de precipitação nos distritos de Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal. Na Região Sul, não deverá chover em grande parte dos territórios com a exceção de Faro, em que a previsão aponta para a queda de alguns chuviscos entre as 8h e as 11h da manhã. As temperaturas máximas oscilarão entre os 22 ºC em Setúbal e os 29 ºC em Évora.

Trovoada e precipitação

Na quarta-feira (6), as temperaturas descem na generalidade do território continental, esperando-se trovoada acompanhada da queda de precipitação nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança. Nesse dia prevê-se que chova ainda mais do que no dia anterior, sendo que a precipitação vai ser geral a todos os distritos da Região Norte.

Na quarta-feira (dia 5) a precipitação atingirá sobretudo a Região Norte.

Caminhando para sul, em direção à Região Centro, o panorama meteorológico será semelhante, com períodos de céu nublado e céu muito nublado em alguns distritos, sendo que noutros a chuva será realidade (Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa). Na Região Sul, apesar do adensar da nebulosidade e de haver períodos de céu muito nublado, não será o suficiente para se formarem as condições que levam à ocorrência de chuva.

E nos Arquipélagos?

Entre hoje e quarta-feira, Ponta Delgada terá 23 ºC de máxima com períodos de céu pouco nublado. Prevê-se chuva na capital açoriana ao longo destes três dias, sendo que amanhã o ritmo de precipitação abranda ligeiramente. Relativamente ao Funchal, as temperaturas vão descer ligeiramente até quarta-feira passando dos 26 ºC para os 24 ºC, com céu pouco nublado e ausência de precipitação.