Davi Moura

Davi Moura

Meteorologista - 18 artigos

Bacharel em meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas em 2014 e mestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em 2016. Atualmente, Davi Moura é doutorando pelo mesmo instituto com período de intercâmbio pelo Max Planck-Institute Für Meteorologie, na Alemanha.

Atua no desenvolvimento de uma parametrização de descargas elétricas atmosféricas com efeitos na microfísica das nuvens de tempestades e na química da atmosfera. Criador e administrador do Tempo e Clima Brasil que tem por objetivo divulgar conteúdos científicos relevantes para alunos, professores e interessados em geociências.

Aprecia a meteorologia pelos desafios científicos e pela multidisciplinaridade envolvida. O tempo e o clima do nosso planeta ajudaram a escrever a história da vida na terra. Nós, seres humanos, criamos cada vez mais dependência das informações das condições atmosféricas para o transporte, cultivo, guerras, logística, saúde, dentre outras. Estudar esta fina camada gasosa que nos mantém vivos é extremamente fascinante.

Artigos de Davi Moura

Artboard
Estranha nuvem brilhante foi vista no céu da China
Atualidade

Um estranho pilar de luz deixou os habitantes perplexos ao erguer-se sobre a cidade de Shenyang na província de Liaoning, no norte da China. O fenómeno foi registado por centenas de pessoas que ficaram assustadas. O governo chinês descartou que se tratasse de algo fora do comum.

Cientistas transformam água pura em metal!
Atualidade

Numa nova investigação, químicos do Instituto de Química Orgânica e Bioquímica da Academia de Ciências Checa e de outros lugares descobriram que uma solução de água metálica pode ser preparada por dopagem massiva com eletrões ao reagir água com metais alcalinos.

Dubai manipula o tempo usando drones para produzir chuva artificial
Atualidade

Quem acha que o homem é incapaz de controlar o tempo está enganado. Há algum tempo que vários países tem produzido chuvas artificiais, incluindo os Emirados Árabes Unidos. Contudo, os investigadores resolveram inovar com drones para conter o calor severo da região.

Astronauta 'apanha' fumaça a pairar na estratosfera
Atualidade

Observar a estratosfera é uma tarefa difícil e que requer grande investimento. Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional podem facilitar este serviço ao utilizarem apenas uma câmara fotográfica. Desta forma, os astronautas podem monitorizar material particulado na estratosfera.

Satélite de madeira será lançado até ao fim do ano
Ciência

O 1º satélite de madeira será lançado até ao fim de 2021 e terá até um bastão de selfie. O equipamento, chamado WISA Woodsat, conta com uma tecnologia capaz de aguentar as condições extremas do espaço e é fruto de uma parceria de três empresas finlandesas.

Os humanos desequilibram o balanço de energia da Terra
Ciência

O nosso planeta está constantemente a tentar equilibrar o fluxo de energia dentro e fora do sistema da Terra. Contudo, as atividades humanas estão a desequilibrar este balanço, fazendo com que o nosso planeta aqueça em resposta.

Qual é a forma do universo?
Atualidade

A teoria da relatividade geral permite que o universo assuma uma de três formas: plano como uma folha de papel, fechado como uma esfera ou aberto como uma sela. Esta geometria astronómica não é uma questão trivial - o destino do cosmos depende disso.

Por que grande parte do oceano permanece inexplorado?
Ciência

Cientistas fotografaram com sucesso um buraco negro, pousaram rovers em Marte e enviaram naves espaciais para o lado oculto da Lua. No entanto, uma das últimas fronteiras desconhecidas e uma das mais enganosamente familiares - está no nosso próprio planeta.

Terramoto na Indonésia causa dezenas de mortos e centenas de feridos
Atualidade

São pelo menos 34 mortos e centenas de feridos. Este é o cenário caótico na Indonésia após um terramoto de 6,2. Além dos danos já causados, tremores secundários podem causar tsunami. Horas antes, um terramoto de magnitude 5,9 atingiu a mesma área danificando várias casas.

China inaugurou o seu “sol artificial” para gerar energia
Atualidade

O reator nuclear chinês foi ativado com sucesso pela primeira vez a 4 de dezembro de 2020 e tem potencial para alcançar temperaturas dez vezes mais altas do que o sol com o objetivo de produzir energia a partir da fusão nuclear.

Flash azul no céu: novo fenómeno elétrico descoberto na atmosfera
Ciência

Com a ajuda de um instrumento da Estação Espacial Internacional e de sensores terrestres, os investigadores detetaram pela primeira vez a emissão simultânea de flashes azuis em tempestades. Estes eventos são produzidos por descargas elétricas formadas por plasma, mas ao invés de ser quente, é frio.

Chuvas de ácido sulfúrico, diamante e vidro em planetas extremos
Atualidade

Como seria sair para ir trabalhar com ventos que chegam a 8.000 km/h ou temperaturas quentes o suficiente para derreter chumbo? Algumas vezes reclamamos do tempo e do clima do nosso planeta, mas lá fora, nas profundezas do universo, os extremos prevalecem.

Indonésia usa 'chuva artificial' para o combate a incêndios florestais
Atualidade

No último ano os incêndios na Indonésia devastaram mais de 1,6 milhão de hectares de terra. Antes do pico da estação seca deste ano, o governo da Indonésia anunciou que vai implementar 'chuvas artificiais' para evitar a recorrência dos incêndios florestais.

As duas faces do ozono
Atualidade

Na atmosfera superior, o ozono é essencial para proteger o planeta através da absorção da radiação ultravioleta, mas próximo à superfície do planeta Terra o ozono é poluente. Reduzir o ozono troposférico mitigaria os seus efeitos nocivos, aumentando potencialmente a absorção de carbono natural.

Clima provocou perdas bilionárias em 2019
Atualidade

A Organização das Nações Unidas publicou um relatório com eventos relacionados com as alterações climáticas que produziram impactos bilionários na economia mundial. Os maiores prejuízos ocorreram em países ricos como o Japão e os Estados Unidos da América.