NOAA entra para o livro do Guiness com dois recordes: saiba quais!

A edição de 2024 do livro “Guinness World Records” reconhece a NOAA e os parceiros da indústria com dois recordes mundiais relacionados com aeronaves e veículos não tripulados.

Drone
Os drones têm sido utilizados para diferentes fins, mas recentemente estas aeronaves não tripuladas estão a ser cada vez mais utilizadas para obtenção de dados meteorológicos.

A NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) e os seus parceiros da indústria desenvolveram e estão a utilizar aeronaves não tripuladas para obter dados meteorológicos, nomeadamente do vento nos ciclones tropicais e durante fortes tempestades no mar.

Recordes no livro do Guiness

O recém-publicado livro do Guiness atribuiu os seguintes recordes mundiais à NOAA e seus parceiros industriais:

  1. Resistência mais longa dentro de um ciclone tropical por uma aeronave sem tripulação;

  2. Velocidade do vento mais elevada registada por um veículo de superfície não tripulado.

    Resistência mais longa dentro de um ciclone tropical por uma aeronave sem tripulação

    O livro do Guiness reconhece a NOAA e o sistema de aeronaves não tripuladas Altius-600, desenvolvido pela Anduril, por estabelecerem um recorde para o voo de maior duração dentro de um ciclone tropical por uma aeronave não tripulada.

    O Altius-600 foi lançado do avião P-3 Hurricane Hunter da NOAA para o furacão Ian de categoria 4, a noroeste das Florida Keys, em 28 de setembro de 2022, e registou um recorde de 102 minutos dentro do olho de um furacão.

    O Altius-600 registou velocidades do vento de 347 km/h, comunicou com o avião P-3 Hurricane Hunter da NOAA a distâncias até 217 km e recolheu dados essenciais sobre o furacão. Esses dados foram transmitidos em tempo quase real a cientistas, meteorologistas e centros operacionais da NOAA.

    Ciclone tropical
    Para melhorar o conhecimento sobre os ciclones tropicais é fundamental obter dados do seu interior.

    A principal vantagem que este sistema oferece é a duração das observações que pode efetuar a partir do interior de uma tempestade. Anteriormente, os cientistas da NOAA tinham de recorrer a “dropsondes” (pequenos pacotes de sensores que são largados no interior da tempestade), mas estes fornecem apenas uma imagem momentânea das condições a diferentes altitudes, à medida que descem até à superfície.

    Velocidade do vento mais elevada registada por um veículo de superfície não tripulado

    A velocidade do vento mais elevada registada por um veículo de superfície do mar não tripulado é de 203,4 km/h, medida pelo Saildrone Explorer SD 1045 quando passou pela barreira ocular do furacão Sam, de categoria 4, em 30 de setembro de 2021. Este sistema de observação foi concebido pela Saildrone (EUA) em parceria com a NOAA.

    Estes recordes batidos pela NOAA são prova do desenvolvimento tecnológico que os cientistas continuam a fazer em prol de um melhor conhecimento acerca das tempestades.

    Na sequência desta medição, a NOAA e sua parceira industrial entraram recentemente para o livro da Guiness pelo recorde estabelecido de velocidade do vento mais elevada registada por um veículo de superfície não tripulado.

    O Saildrone Explorer é um modelo de veículo autónomo de 7m para a superfície do mar, concebido para missões de monitorização ambiental de longa duração, até um ano. Cada um é propulsionado por uma vela rígida (ou "asa") de 5 m e possui painéis solares para fornecer energia aos instrumentos e transmissores de bordo.

    tempestade sobre o mar
    O Saildrone Explorer permite obter dados meteorológicos junto à superfície do mar.

    O SD 1045 é uma variante do Saildrone Explorer standard mais destinada aos furacões. Tem uma asa cortada e várias outras modificações para melhorar a sua estabilidade em condições extremas. A NOAA operou sete destes veículos em 2022, deslocando-os durante a época dos furacões para que cada um deles cobrisse um setor do Atlântico Norte e do Golfo do México, que é frequentemente atravessado por tempestades.


    Quando uma tempestade significativa entra no setor de um Saildrone, os controladores dão-lhe instruções para navegar no seu caminho, embora a rota específica seguida seja escolhida pelo próprio drone autónomo.