Mértola em festa: 4 dias para se perder entre Souks, sons e sabores do mundo islâmico
Este mês, parta rumo ao Alentejo e descubra o que pode ver e fazer no Festival Islâmico de Mértola 2025.

Prepare-se: de 22 a 25 de maio, a pacata vila de Mértola, junto ao Guadiana, transforma-se num verdadeiro souk a céu aberto (termo em português que deriva do árabe e designa um mercado tradicional ou feira periódica, geralmente semanal, comum no Norte de África e nos países árabes), onde as tradições do Magrebe se cruzam com o espírito alentejano.
Porquê? Para começar, ao chegar, vai sentir-se transportado para outra latitude: o cheiro a chá de menta e especiarias, as cores vivas dos tecidos marroquinos e tunisinos a dançar com o vento, e o som do alaúde a misturar-se com as vozes do cante alentejano. Como explica a ‘Deco Proteste’, este festival não é uma recriação histórica. É uma celebração autêntica da ligação entre Mértola e o mundo islâmico, que deixou marcas profundas na arquitetura e na alma da vila (a antiga Martulah dos tempos muçulmanos).
Concertos para todos os gostos
Por outro lado, este ano, grandes nomes da música portuguesa e internacional vão passar pelos palcos do festival. Carminho, Buba Espinho, Celina da Piedade e Rodrigo Leão são apenas alguns dos artistas que vai poder ouvir.
E se gosta de sons mais exóticos, há ainda grupos do Norte de África e do Médio Oriente que prometem fazer vibrar o castelo, o cais e o Pátio dos Sons. É caso para dizer que aqui cada noite é uma viagem musical, com ritmos que vão do flamenco ao gnawa, do sufismo ao pop mediterrânico.
Mercados, atividades e sabores
Se há coisa que marca este festival é o seu mercado tradicional, estendido pelas ruas de Mértola e decorado com panos coloridos que criam sombra e ambiente. Aqui, encontra de tudo: artesanato local e do Magrebe, cerâmica, doçaria de tâmaras e mel, joias, e claro, muitos produtos alentejanos com toque exótico.
Além dos concertos e do mercado, há uma imensidão de atividades para quem quer pôr as mãos na massa — literalmente. Quer aprender a fazer pão árabe? Ou descobrir os segredos da cozinha halal? Há oficinas todos os dias na Academia de Cozinha. E não faltam também workshops de caligrafia árabe, dança, percussão e até de construção de instrumentos como o alaúde.

Para quem gosta de ouvir histórias, há sessões de contos do Mediterrâneo e tertúlias sobre as árvores da região, as artes do vidro e do barro, sempre com especialistas e investigadores convidados.
Uma vila-museu que respira história
Se ainda não conhece Mértola, aproveite o festival como desculpa. Aqui, cada rua conta um capítulo da História. Entre uma oficina e um concerto, visite o núcleo de Arte Islâmica do Museu de Mértola, a antiga mesquita que hoje é a Igreja Matriz, e a Alcáçova do Castelo, onde tudo começou.
“Este não é um museu qualquer, alicerçado num só espaço. O museu espalha-se por 14 núcleos, muitos assentes nos locais onde foram encontrados vestígios arqueológicos. Assim, visitar o Museu de Mértola é, por si só, um passeio pela vila”, garante a ‘Deco Proteste’.
No meio de tanta atividade, não perca o Hammam de Mértola, inaugurado em 2023: uma réplica moderna dos antigos banhos islâmicos, onde pode relaxar e saborear um chá num ambiente marroquino.
A natureza chama por si
Depois de tanto ritmo e cor, que tal uma escapadinha à natureza? O concelho de Mértola está dentro do Parque Natural do Vale do Guadiana, um paraíso para caminhadas e observação de aves. Faça o trilho até ao Pulo do Lobo, uma queda de água impressionante, e talvez aviste uma águia-real ou uma cegonha-preta.

Como lembra o ‘Turismo do Alentejo’, Mértola faz parte da reserva Dark Sky Alqueva, por isso, quando a noite cair, olhe para cima: as estrelas também vão fazer a sua festa no céu.
Convém lembrar, no entanto, que as ruas de Mértola são de pedra e têm muitas subidas, por isso o calçado confortável é indispensável. Em maio, as temperaturas rondam os 25 graus durante o dia, mas arrefecem quando o sol se põe, por isso um agasalho leve também é aconselhável.
Sim, porque, apesar da instabilidade atmosférica que se tem sentido nos últimos dias, espera-se um início de semana seco e soalheiro, não descartando alguma nebulosidade. "Para além disto, as temperaturas máximas devem aumentar na região Sul na segunda-feira e na terça-feira poderá denotar-se um novo aumento, mas desta vez no Norte e Centro", avisou Joana Campos, no dia 8 de maio.
Mantenha-se a par de todas as novidades meteorológicas no nosso site.
Se quer um conselho de amigo, não perca tempo. Comece já a planear o seu passeio. Afinal, o Festival Islâmico de Mértola não é apenas um evento: é uma viagem no tempo e no espaço, sem sair do Alentejo. São quatro dias para se perder nas ruas da vila, entre sons, cheiros e sabores que contam séculos de história. E este ano, mais do que nunca, vale a pena aceitar o convite.
Pode consultar toda a programação do 13.º Festival Islâmico de Mértola no site oficial.