Lua cheia de março ou Lua da Minhoca, a primeira Lua cheia da primavera

A Lua cheia de março é também conhecida como a Lua da minhoca e, no ano de 2024, ocorre no início da primavera astronómica e coincide com um eclipse penumbral.

Lua da minhoca
A Lua cheia de março, também conhecida como Lua da Minhoca, coincidirá este ano com um eclipse penumbral.

A chegada da lua cheia de março está muito próxima. Este acontecimento lunar reveste-se de especial importância no calendário astronómico de 2024, pois coincide com o primeiro de quatro eclipses previstos para este ano. Será também a primeira lua cheia da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul.

Popularmente conhecida como a Lua da Minhoca, esta fase lunar em março é também chamada por outros nomes, como Lua do Corvo ou Lua do Vento Forte. Na Índia, coincide com o início do popular festival Holi, acrescentando uma nuance cultural peculiar ao seu significado.

Quando é que é a lua cheia em março?

O dia 20 de março marcou o início oficial da primavera astronómica. No contexto do calendário lunar de 2024, a lua deste mês representa a terceira das 12 luas cheias previstas para este ano. No dia 25 de março, a Lua cheia estará localizada na constelação de Virgem, perto da estrela luminosa Spica. Posteriormente, a Lua transitará para a constelação de Escorpião e, a 30-31 de março, estará muito próxima da estrela brilhante Antares.

A próxima Lua cheia, conhecida como Lua da Minhoca, atingirá o seu auge no dia 25 de março, às 07:00 da manhã, hora de Portugal continental e Madeira (-01:00h nos Açores). Esta primeira Lua cheia da primavera coincidirá com um eclipse penumbral, um fenómeno que só ocorre durante as fases de Lua cheia.

Durante o eclipse, 98% da superfície lunar será coberta pela penumbra da Terra. A fase máxima do eclipse terá lugar no dia 25 de março às 07:13 GMT. Este eclipse lunar será visível a partir da América do Norte e do Sul, do nordeste da Ásia e de grande parte da Europa, África e Austrália. E sim, será visível de Portugal, mas como se trata de um eclipse penumbral, será ténue.

Qual é a origem do nome Lua da Minhoca?

Os nomes dados às luas cheias refletem características particulares dos meses em que ocorrem. Por exemplo, na América e na Europa, a Lua cheia de março é chamada a Lua das Minhocas, devido ao aparecimento de minhocas durante este mês, quando o solo começa a aquecer depois do frio do inverno.

De acordo com o calendário concebido pelo antigo astrofísico da NASA Fred Espenak, a Lua cheia de março de 2024 será a segunda e última microlua do ano.

Outros nomes associados a esta Lua cheia incluem lua adormecida, lua do vento, lua casta, lua ventosa ou lua da colheita e lua do milho no hemisfério sul.

Eclipse da Lua
No dia 25 de março, coincidindo com a Lua cheia, haverá um eclipse penumbral que será visível a partir de Portugal.

Curiosamente, as minhocas são sinais inequívocos da chegada da primavera, pois atraem aves como os pintarroxos e outras espécies que são consideradas símbolos desta estação. Outro acontecimento que marca a chegada da primavera é o equinócio de março, que, astronomicamente, representa o primeiro dia da primavera no hemisfério norte.

Este ano, a Lua cheia de março é também considerada a primeira após o equinócio de março (que ocorre a 20 de março), pelo que é adicionalmente designada por "Lua da Páscoa". A festa cristã da Páscoa é sempre celebrada no primeiro domingo após a Lua Pascal, e em 2024 a Páscoa será a 31 de março.

As restantes luas cheias de 2024

Se é um apaixonado pela astronomia e, em particular, pelo nosso satélite natural, tome nota das datas com as luas cheias que ainda restam este ano.

  • 24 de abril: Lua Rosa.
  • 23 de maio: Lua das Flores.
  • 21 de junho: Lua de Morango.
  • 21 de julho: Lua do Veado.
  • 19 de agosto: Lua do Esturjão.
  • 18 de setembro: Lua das Colheitas.
  • 17 de outubro: Lua do Caçador.
  • 15 de novembro: Lua do Castor.
  • 15 de dezembro: Lua Fria.