Incrível: a lava ainda está quente e a chuva evapora em La Palma

A chuva dos últimos dias nas Canárias, Espanha, caiu sobre as escoadas de lava que ainda estão quentes na ilha de La Palma, onde a erupção parou apenas há alguns meses. O resultado é surpreendente, com a evaporação da água e nuvens de vapor difusas.

Nos últimos dias, ocorreu um fenómeno espetacular na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias (Espanha). A temperatura das escoadas de lava continua a ser suficientemente elevada para fazer evaporar a água da chuva que caiu nos últimos dias, tendo-se formado colunas difusas de vapor de água. A erupção do novo vulcão La Palma, na área do Cumbre Vieja, terminou há apenas alguns meses, no início de dezembro de 2021. Durou três meses, cobrindo a área sul da ilha com lava, destruindo milhares de edifícios, casas e infraestruturas e obrigando milhares de residentes a abandonar as suas casas.

A parte superficial da escoada lávica solidifica ao entrar em contacto com o ar algumas horas após a sua emissão, assumindo a cor negra característica (que varia de acordo com a composição química). Contudo, esta solidificação ocorre apenas na parte superficial, que está em contacto com o ar, que é muito mais frio do que a lava. Debaixo desta crosta superficial, a temperatura permanece elevada durante muito tempo.

Recorde-se que quando a lava fluía das bocas eruptivas, tinha uma temperatura superior a 800 °C. Por baixo da crosta de lava solidificada agora arrefecida, a lava continua a manter uma temperatura muito elevada durante muito tempo. Apesar de terem passado vários meses desde o fim da erupção, as camadas de lava subjacentes ainda estão muito quentes, e quando chove, ocorre uma reação física imediata. A água da chuva, em contacto com a lava ainda quente, evapora, gerando o espetáculo destes últimos dias.

youtube video id=8q0cK2l7bhw

Nalguns casos, quando as erupções ainda estão ativas com emissão de lava, o facto de a superfície solidificar cria uma proteção para a lava que está por baixo, que continua a fluir e pode percorrer vários quilómetros, gerando os chamados "túneis de lava". Estes, uma vez terminada a erupção, transformam-se em túneis muito longos que podem ser explorados, verdadeiras cavernas vulcânicas.