Fórum Internacional da Meteorologia e do Clima 2019

Decorreu na última semana de maio, entre os dias 25 e 28, em Paris, a 16a edição do Fórum Internacional anual sobre o Tempo e o Clima, o IWCF 19.

Teresa Abrantes Teresa Abrantes 04 Jun. 2019 - 16:25 UTC
Todos os anos realiza-se o Fórum internacional sobre comunicação do Tempo e do Clima.

Este Fórum iniciou-se em 2004 e tornou-se um dos fóruns mais importantes na abordagem da comunicação do tempo, dos fenómenos meteorológicos e das alterações climáticas. Tem como objetivo levar os participantes a refletirem sobre os temas relacionados com a atmosfera e muito em particular com as alterações climáticas e o modo de se proceder a uma correta comunicação sobre os temas.

O Fórum facilita a troca de informações entre os vários participantes de forma a que cada um possa desenvolver ações no seu sector de atividade. Tornou-se uma oportunidade para profissionais e especialistas em clima interagirem com uma ampla audiência de cidadãos e decisores políticos e empresariais.

Objetivo e Organização do IWCF

Os participantes do Fórum vão desde o público em geral até aos decisores políticos e empresários, passando pelos profissionais do tempo e do clima, cientistas e meteorologistas, jornalistas e apresentadores da informação meteorológica. Um aspeto importante tem a ver com as sinergias que se devem desenvolver entre os decisores políticos, os especialistas científicos, associações de cidadãos, os media, jornalistas e apresentadores da informação meteorológica nos diferentes meios de comunicação, desde a televisão à rádio até à comunicação escrita.

O IWCF oferece um programa para o público em geral (exposições, workshops, debates participativos, entre outros) e um programa para profissionais, incluindo um Simpósio Internacional e uma reunião alargada dos media reunindo apresentadores do tempo de todo o globo quer da televisão, da rádio ou através da escrita.

Tem o apoio de um comité constituído por altas personalidades, entre elas o Secretário Geral da Organização Meteorológica Mundial (WMO), o Presidente do Painel Intergovernamental das Alterações Climáticas (IPCC), o Presidente do Serviço Meteorológico Francês e o Presidente da Câmara de Paris e é presidido por Jean Jouzel, Presidente da Associação francesa do Tempo e do Clima, climatologista e ex-membro do IPCC Bureau (Organização co-Prėmio Nobel da Paz em 2007).

IWCF 2019

A edição deste ano incidiu sobre a evolução necessária dos comportamentos de larga escala. Além dos comportamentos individuais também os comportamentos dos cidadãos, dos governos, das comunidades e empresas em geral são fundamentais para a correta comunicação dos fenómenos meteorológicos e particularmente das alterações climáticas.

Apresentadores do boletim meteorológico nas televisões de diferentes países presentes no IWCF 19.


Foi feita uma referência especial ao papel que o sistema educacional e as Organizações não governamentais (ONGs) podem desempenhar na dinâmica das mentalidades para uma melhor perceção do que está a ocorrer na atmosfera e no clima.

Realçou-se uma vez mais a importância que tem para a sociedade em geral os comunicadores do tempo e do clima, ou seja, os apresentadores do tempo na televisão, na rádio e os que utilizam a escrita para transmitir informação sobre o tempo e o clima.

Neste contexto é defendido cada vez mais que estes comunicadores devem tornar-se não só comunicadores diários da informação sobre o estado do tempo, mas também sobre as alterações do clima que estão a decorrer no nosso planeta, através da apresentação de dados credíveis, provados cientificamente e de fácil entendimento.

Publicidade