Eventos extremos e natureza: os 10 vídeos mais impactantes de 2021!

Na Meteored compilamos os vídeos mais impressionantes de 2021 relacionados com a meteorologia, natureza ou ciência. Desde o devastador furacão Ida, a tempestades catastróficas ou erupções vulcânicas, até ao número 1. Qual será?

Os 10 melhores vídeos com o maior impacto do ano já é um clássico Meteored. A nossa redação acumulou 4 anos de procura diária e incansável de testemunhos audiovisuais, que retratam desde os fenómenos meteorológicos mais extremos do planeta, até pequenas curiosidades ou catástrofes naturais. Nesta edição temos um ranking devastador, com alguns acontecimentos que se revelaram catastróficos de uma forma ou de outra, como o furacão Ida, a erupção do vulcão em La Palma ou alguns dos fenómenos extremos que atingiram praticamente todos os continentes.

Na nossa secção de vídeos pode encontrar todos os dias os fenómenos mais impactantes avistados em todo o planeta. Não perca!

O vídeo começa com imagens dramáticas dos tornados que causaram estragos em Agosto, no distrito de Aurich, na Frísia Oriental, na Alemanha. Tempestades e tornados severos foram as estrelas deste último Verão, com centenas de pessoas mortas pelas cheias. Para o nono lugar mudamo-nos para o Golfo do México, onde no final de Agosto o terrível Furacão Ida causou graves inundações e deixou mais de 1 milhão de pessoas desalojadas no sul dos EUA. Os aviões caçadores de furacões NOAA conseguiram captar imagens incríveis do "olho" deste perigoso ciclone tropical.

youtube video id=sVmz4nGiaPc

No número oito encontramos os ventos extremamente fortes que atingiram Istambul (Turquia) no final de Novembro, onde, pelo menos, 6 pessoas foram mortas pela queda de objetos em consequência dos ventos fortes. Não vamos longe para subir até ao número sete, à vizinha Evia, na Grécia, onde o fogo queimou quase toda a área florestal no norte da ilha no início de Agosto, forçando a evacuação de milhares de pessoas. Em sexto lugar, mudamo-nos para Espanha, especificamente para Benidorm, a cidade com a maior densidade de arranha-céus do mundo, depois de Nova Iorque. Ali, um dos seus edifícios mais altos foi atingido por um raio durante a noite de 21 de Abril. Na posição 5 regressamos aos EUA para admirar um dos muitos tornados que se formaram na época passada no Texas.

Continuamos a subir posições no ranking Meteored, e vamos apresentar os fenómenos mais adversos ou chocantes de 2021. Na quarta posição aparece a erupção do vulcão de La Palma (Canárias, Espanha), o mais longo e mais destrutivo desde que há registos nesta ilha.

Chegamos ao pódio, e em terceiro lugar está a inundação relâmpago capturada há algumas semanas pelas câmaras de uma residência em Anápolis, Brasil, onde a pessoa no vídeo salvou miraculosamente a sua vida. A medalha de prata vai para uma sequência arrepiante registada a 14 de Março num parque em Gurgaon, Índia, onde um grupo de pessoas abrigadas debaixo de uma árvore foram atingidas por um raio. Imagens que servem para lembrar que este é um dos piores locais para se abrigar durante uma tempestade. A medalha de ouro vai para uma bela e espetacular nuvem de prateleira em meados de Julho no estado da Geórgia, EUA. Esperemos que 2022 traga uma classificação mais amável.