Erupção Kilauea, Havai: Entrou em ação um dos maiores vulcões do mundo!

O pânico instalou-se na ‘Big Island’. Ontem, entre dois grandes sismos, a lava começou a aproximar-se de áreas residenciais levando à evacuação de mais de dez mil pessoas. O mais recente sismo alcançou os 5.9 na escala de Richter!

Eurpção do Kilauea, no Havai, Estados Unidos da América. Fotografia de 1954.

A ‘Big Island’ como é conhecida, ou Ilha Grande em português, no Havai (EUA), é uma área de potencial atividade sísmica devido à sua localização geográfica. De facto, nos últimos dias, esta ilha tem desenvolvido intensa atividade sísmica, pelo que os responsáveis já teriam avisado para a possibilidade de erupção do vulcão Kilauea.

Na quinta-feira passada, dia anterior ao da erupção do vulcão, registou-se neste local um sismo de magnitude 5,5 na escala de Richter que abalou o distrito de Hualien. Felizmente, não houve registo de vítimas mortais nem prejuízos materiais, segundo indicação dos serviços meteorológicos. Neste sentido, quando se dá a erupção do vulcão na sexta-feira (ontem), as autoridades locais decidem expandir as ordens de evacuação das áreas urbanas como forma de dar resposta a este fenómeno natural. Mais de 10 mil habitantes foram obrigados a sair de casa!

De acordo com os responsáveis máximos, a ordem dada a todos os residentes da subdivisão de Leilani foi que deviam abandonar imediatamente as suas casas. Esta ordem estava anteriormente limitada a uma parte do bairro mas a priorização das autoridades locais passou, obviamente, por salvar vidas e prevenir possíveis catástrofes.

Danos provocados no Havai

Seis fissuras - cada uma com várias centenas de jardas de comprimento — foram confirmadas na subdivisão de Puna de acordo com as autoridades locais.

A extensão dos danos provocados ainda não é conhecida, mas as autoridades locais apontam para que pelo menos duas infraestruturas tenham sido significativamente destruídas.

Além disso, um considerável número de estradas foi coberto por lava e foram severamente fissuradas. Segundo o administrador da Defesa Civil do Estado do Havai, Talmadge Magno, “Tudo ainda está muito tenso porque isto faz-te sentir nervoso”.

Representação cartográfica do Parque Nacional dos Vulcões do Havai, onde consta o Kilauea.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) alertou para o risco extremo que áreas localizadas abaixo do declive da erupção corriam e ainda correm, pela enorme probabilidade de serem totalmente cobertas por lava.

Linha do Tempo do Kilauea

Desde 1983 as erupções do Kilauea têm sido cada vez mais frequentes. A mais recente erupção, antes da de sexta-feira passada, ocorreu em 2011. Pode consultar a cronologia das erupções deste vulcão clicando neste link.

Este sismo foi o maior que ocorreu no Havai desde 1975 e gerou pequenas ondas de tsunami em torno da ‘Big Island’. A Defesa Civil do Estado do Havai reportou também que as flutuações do mar variaram entre 20.32 centímetros e 40.64 centímetros em Kapoho.