Conheça as flores que dão origem ao sabor e aroma do cacau, do café e da baunilha
Sabia que o aroma e o sabor do café, do cacau e da baunilha começam nas flores que dão origem aos frutos? Descubra mais aqui.

Quando experimentamos aquele saboroso café latte ou um café filtrado, um delicioso chocolate ou um doce de baunilha, é fácil esquecer que eles têm origem numa planta, mais especificamente, nas flores dela.
Pois é… as flores são uma peça fundamental na formação dos compostos que determinam o gosto e o aroma do cacau, do café e da baunilha. Conheça mais sobre como isto acontece.
A flor que origina os grãos de café
Falando primeiro do café, sabia que a planta é originária da Etiópia? E ao longo dos séculos, o café espalhou-se pela África e Médio Oriente, e de lá para o mundo.
A planta do cafeeiro (Coffea sp.) quando atinge cerca de três a quatro anos de idade, irá florir pela primeira vez. Pequenas e delicadas flores brancas crescerão na junção dos galhos e folhas, libertando um aroma doce. De seis a oito semanas após a polinização, a cereja surgirá onde as flores estavam localizadas; a cereja é o fruto da planta, de onde são extraídos os grãos. Dentro da cereja encontram-se as sementes, isto é, os grãos do café que usamos para preparar a bebida.
A flor branca da planta de café tem um formato de estrela, é pequena e muito perfumada, com um aroma doce que lembra o jasmim. Cresce em cachos e é um símbolo de renovação para uma nova colheita, sendo fundamental para a produção dos grãos de café. A floração geralmente dura poucos dias, transformando o cafezal num espetáculo visual e olfativo.
A flor do cacaueiro
A árvore de cacau, o cacaueiro (Theobroma cacao), é nativa da Bacia Amazónica, na América do Sul, e tem porte médio, podendo atingir até 8 metros de altura quando cultivada ou até 20 metros no seu habitat natural de floresta.
As suas flores são muito bonitas, pequenas, em tons de rosa e branco, e que crescem no tronco da árvore; e assemelham-se a mini-orquídeas. Elas são polinizadas por pequenos insetos, como a mosca do género Forcipomyia.

Cada flor que cresce no caule da árvore tem a função de originar um fruto; e apenas as flores que são polinizadas corretamente se desenvolvem no fruto, que é o cacau. Dentro do cacau é onde estão as sementes (amêndoas) que são a base para o fabrico do chocolate como o conhecemos.
A flor do cacaueiro tem um cheiro perfumado e suave, com um aroma amendoado e floral, especialmente quando a árvore está em plena floração. O cacau fresco possui uma polpa branca e adocicada, com um sabor levemente ácido e floral.
A bela flor da baunilha
A vanilla planifolia é uma espécie de orquídea, que conhecemos como baunilha. É a única orquídea comestível do mundo. A baunilha é uma planta nativa do México, uma trepadeira que pode atingir 10 metros de altura, muito aromática, de caule verde e cilíndrico.
As flores da baunilha variam entre as cores branca, esverdeada e amarela. Os seus frutos são uma espécie de vagem verde, e é dele que vem a vanilina, o composto responsável pelo aroma característico da especiaria, e também de onde extraímos a fava de baunilha.

As flores precisam de ser polinizadas manualmente em quase todas as regiões produtoras do mundo. Isto porque cada flor se abre por apenas um dia e, caso não seja fecundada nesse intervalo, o fruto (a vagem da baunilha) não se forma.
Por isso, a especiaria tem preço elevado; devido ao seu cultivo manual, intensivo e trabalhoso e à polinização feita à mão, tornando a produção mais limitada.
Referências da notícia
De onde vêm os sabores: as flores que dão origem ao café, cacau e baunilha. 12 de outubro, 2025. Rafaella Dorigo.
Baunilha: de onde vem o aroma da planta e porque ela é tão cara?. 16 de fevereiro, 2022. Carol Fernandes.
Conheça a Planta do Café. 14 de junho, 2020. Perfect Daily Grind/Redação.