Depois da depressão Gaetan, um rio atmosférico atingirá Portugal!

Portugal continental tem estado debaixo de chuva, vento forte, trovoada e agitação marítima. Mas a instabilidade não se vai ficar por aqui dado que nos próximos dias, um rio atmosférico atingirá o país. Que riscos existem? Saiba mais aqui!

Nas últimas horas estivemos sob a influência da depressão Gaetan, uma tempestade que se formou a noroeste da Península Ibérica e a sul da depressão Christoph, uma tempestade que tem estado a atingir as Ilhas Britânicas. Após várias horas de atividade intensa, com chuva torrencial, trovoada e vento forte, sobretudo nas regiões do Minho, Douro Litoral, Beira Litoral e em alguns pontos das terras altas da região Centro, a que também se somou agitação marítima no litoral ocidental, o núcleo depressionário da tempestade Gaetan dirige-se para o Golfo da Biscaia. A instabilidade vai continuar nas próximas horas sob a forma de aguaceiros, ventania, agitação marítima e queda de neve nos pontos mais elevados.

Ao longo dos próximos 4 a 5 dias, algumas regiões de Portugal continental, como o Minho, Douro Litoral e Beira litoral vão somar até 300 l/m2, pelo que não se descarta a ocorrência de inundações, deslizamentos de terra, entre outros possíveis riscos

Não obstante, durante os próximos dias e pelo menos até dia 25 (próxima segunda-feira), o tempo em Portugal continental será condicionado em primeiro lugar, por um ‘carrossel’ de frentes atlânticas: as primeiras que chegarão já amanhã e sexta-feira, e em segundo, por um rio atmosférico que irá bombear de forma contínua mais frentes atlânticas. Os rios atmosféricos que empurram estas frentes ou 'superfrentes' até à nossa latitude são cada vez mais comuns. São massas de nebulosidade que transportam ar subtropical quente e carregado de humidade, traduzindo-se em episódios de chuva persistente e intensa. Por exemplo, prevê-se que alguns locais de Portugal continental somem até 300 l/m2 durante os próximos 4 a 5 dias, pelo que não se descarta risco de inundações, deslizamentos de terra, entre outros.