Conheça as 10 rotas europeias a não perder neste verão se é amante de viagens em autocaravanas
Com a aproximação a passos largos das férias de verão, chegou a altura de fazer planos. Se está sem ideias, fique a conhecer as nossas propostas específicas para o caravanismo!

A primavera caminha passos largos para o verão e as aulas estão a sensivelmente um mês de estarem concluídas. Depois de um período de exames do Ensino Básico e Secundário é normal que as famílias pretendam recuperar forças e nada melhor do que bons trajetos, acompanhados de paisagens idílicas para recuperar forças e relaxar.
Uma viagem de autocaravana acaba por ser uma maneira diferente de fazer turismo. O gasto superior ao nível de combustível é acomodado pela ausência de despesa com alojamento. A maior parte destes veículos permite ainda a confeção de refeições simples e, ao mesmo tempo, económicas.
Este tipo de veículos permite que os condutores e os ocupantes fiquem a conhecer algumas das rotas mais icónicas da Europa, de forma bastante independente. As nossas sugestões apontam para rotas que podem durar dias ou mesmo semanas a serem percorridas, sem pressa, de forma a absorver o mais possível de uma experiência única.
Sugestões na Europa de Leste e Central
A rota mais afastada de Portugal continental fica na Roménia e inicia-se em Sinaia, terminando em Cluj, com uma distância de cerca de 400 quilómetros. Esta rota, uma das muitas que existem neste país, presenteia os viajantes com paisagens únicas marcadas por vários castelos, entre eles o castelo de Bran, inspiração para a história de Drácula, de Bram Stoker.
Um pouco mais a Ocidente, há algumas opções na Suíça, na Alemanha ou no Norte de Itália. No país helvético é possível fazer um percurso com mais de 250 kms que e inicia na cidade de Berna e se estende até Furkapass, um desfiladeiro icónico cenário de filmes de ação (localizado na comuna de Oberwald). Esta rota passa por locais como Gruyere e Château-d’Oex, conhecidos pelo queijo e pelo festival de balões de ar quente, respetivamente.

Na Alemanha, a rota dos Alpes dá ao viajante mais paisagens idílicas de montanhas e neve, mesmo durante o verão. Com ponto de partida no castelo de Neuschwanstein, o percurso de 344 km passa por mais alguns monumentos idênticos, como o castelo de Linderhof e o castelo de Herrenchiemsee, terminando perto da fronteira da Áustria, perto de Berchtesgaden, na Baviera.
Um pouco mais a Sul, os Dolomitas (ou Alpes italianos) também são uma ótima opção para quem procura paisagens montanhosas. Um percurso de cerca de 250km inicia-se em Bolzano e percorre uma série de desfiladeiros e lagos, para além da histórica cidade de Bressanone, terminando em Passo Gardena. Do ponto de vista dos lagos, no Norte de Itália há um roteiro com cerca de 400 km que liga alguns dos lagos mais icónicos do país. Esta rota liga Riva del Garda a Orta San Giulio.
Grã-Bretanha e Europa do Sul
Tanto na Escócia como em Espanha e Portugal é possível encontrar boas rotas para serem percorridas por autocaravanas. O percurso entre Edimburgo e Ullapool, com uma extensão de cerca de 400 km, deve ser feito com calma (entre 7 a 10 dias), pois passa por lugares de beleza extrema como as montanhas das Terras Altas, vários castelos e o Lago Ness.
Mais a Sul, uma viagem pelos Pirenéus catalães também é aconselhável, aproveitando a beleza de aldeias históricas, florestas alpinas e mediterrânicas, bem como múltiplos percursos pedestres e lagos de rara beleza. Ainda em Espanha é possível conhecer parte da Andaluzia de autocaravana, num percurso circular com mais de 1000 km. Leve o seu tempo para poder conhecer cidades, como por exemplo Málaga, Almeria, Granada, Córdoba, Sevilha e Ronda, para além do Deserto de Tabernas, cenário de inúmeros filmes do estilo western.

Por fim, mas não menos importante, surgem as opções em território nacional. A primeira aponta para uma saída de Lisboa com destino ao Vale do Douro (São Leonardo da Galafura), um percurso com mais de 600 km que percorre todo o litoral da costa de prata (e pontos de interesse como Sintra, Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Coimbra, Aveiro e Porto).
A segunda proposta consiste num percurso algarvio, de mais de 250 km, entre a cascata do Pego do Inferno (perto de Tavira) e o Cabo de São Vicente (Sagres), passando pelas praias da Costa Vicentina e pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano. A possibilidade de fazer surf e quilómetros de praias com por do Sol são os principais atrativos. Para além disso, há sempre a opção da EN2, uma estrada que liga Faro a Chaves, numa extensão de mais de 700 km e que atesta inequivocamente a diversidade paisagística e cultural do nosso país.
Como pode comprovar, alternativas não faltam para umas férias de verão inesquecíveis!