Calendário de plantações: o que cultivar este mês de novembro?

O mês de novembro começou e com ele chega o tempo típico de outono, dias de chuva com algum frio à mistura, mas isso não pode ser impedimento para desempenhar algumas tarefas importantes na sua horta. Saiba quais aqui!

plantações de novembro
Com o tempo mais frio, as plantas precisam de ter uma atenção e cuidado extra.

Chegou o novembro, o mês dos magustos e do "verão de S. Martinho". A partir deste mês devemos preparar a nossa horta e/ou jardim para o início do inverno com longos dias de chuva forte e frio intenso.

"Novembro à porta, geada na horta". - Provérbio popular

Novembro é considerado um mês bastante agitado na sua horta, pois há muitas plantações e colheitas a realizar, assim como o cuidado de protegê-las das noites frias e das primeiras geadas.

Novembro e a sua climatologia

Em Portugal continental, o mês de novembro marca o último mês do outono e um dos meses mais chuvosos, com os dias cada vez mais curtos e noites frias.

A nível climatológico, apresenta uma média da temperatura máxima à escala da geografia continental de 16,79 ºC, tendo em conta o histórico observado da normal climatológica de referência (1981-2010) providenciada pelo IPMA.

No que diz respeito à pluviosidade, novembro surge com 117,4 mm de precipitação média acumulada, considerando a unidade territorial do Continente.

Trabalhos a desenvolver

De acordo com Aparecida Carboni, engenheira agrícola, novembro é um excelente mês para plantar uma variedade de legumes e vegetais que se adaptam e se desenvolvem melhor em temperaturas mais frias.

Contudo, os cultivos vão ter um crescimento mais lento, mas não desanime, pois com os dias mais frios, as culturas não crescem tão rápido como nos últimos meses.

"O outono pede e a natureza ensina e mostra-nos que é altura de abrandar o passo". - De acordo com Susana Caseiro, engenheira biológica.

Deve proteger a horta e ter em atenção aos cultivos mais sensíveis ao frio.

No caso de utilizar fertilizantes, deve recorrer a produtos adequados à altura, de libertação lenta e utilizar armadilhas para lesmas e caracóis, que devido ao aumento da humidade, tendem a aparecer.

Relativamente às podas, devem ser iniciadas nas ervas aromáticas perenes, árvores de fruto e nos arbustos de frutos vermelhos (framboesas, mirtilos).

O que plantar?

Na horta plante legumes e hortaliças como o alho, as couves, a batata e a cebola e semeie agrião, alface, cenoura, espinafres e favas.

HortícolasArbustosFlores
Abóbora, alface, cenoura, coentros, rabanete, tomate, couve, cebola, curgete, espinafres.Alecrim, alfazema, rosmaninho, tomilho.Cravo, girassol, amores-perfeitos.
Almanaque - Plantei.eu

Plante frutos vermelhos, tais como o morangueiro e no jardim plante ciclames e bolbos com jacintos e tulipas.

O mês do Magusto

O magusto é uma festa popular muito antiga em Portugal, em que família e amigos juntam-se em torno de uma fogueira onde se assam castanhas para de seguida as comer. Bebe-se jeropiga ou vinho, fazem-se brincadeiras, as pessoas enfarruscam-se com as cinzas e cantam cantigas.

Castanhas
As castanhas assadas são uma receita tradicional portuguesa, muito popular na época de São Martinho e que é celebrada no dia 11 de novembro.

Esta festa celebra-se de norte a sul do país e acontece entre os meses de outubro e novembro. Normalmente associa-se a datas festivas desta época, tais como o dia de São Simão (28 de outubro), o Dia de Todos os Santos (1 de novembro) e o dia de São Martinho (11 de novembro).

A nível nutricional, de acordo com a DGS, a castanha é uma fonte de nutrientes, nomeadamente vitaminas, minerais e compostos químicos protetores das células.

Das vitaminas presentes na castanha é de realçar a vitamina C, vitamina B6 e ácido fólico. Quanto aos minerais, a castanha fornece cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, cobre, manganésio e selénio.

É um alimento muito versátil em termos de confeção, podendo comer-se cozida com erva doce, assada, como acompanhamento de pratos, substituindo o arroz, a massa ou a batata, na base de sopas ou na confeção de apetitosas sobremesas e bolos.