Árvore de Natal "amiga" do planeta: existe realmente?

A contagem decrescente para o dia de Natal já começou e com isso surgem algumas situações que merecem ser questionadas. Por exemplo, saber a pegada de carbono que a árvore de Natal da sua casa está a gerar e as alternativas sustentáveis atuais.

árbol de navidad; decoración navideña
Nos últimos anos, com tudo o que aconteceu em relação ao aquecimento global, muitas pessoas procuraram a melhor alternativa para montar a sua árvore de Natal.

Nesta altura do calendário, quando falta tão pouco para celebrar as festividades de fim de ano, mais do que uma família já montou a sua árvore de Natal. Outras, estão em vias de o fazer, e há aqueles que desfrutam das decorações no 24 de dezembro propriamente dito. Mas alguma vez se perguntou qual é a melhor árvore de Natal alternativa, tendo em conta a crise climática?

Árvore natural ou artificial?

Por um lado, alguns peritos na matéria sugerem que uma árvore artificial é melhor, desde que seja utilizada durante pelo menos cinco anos. Por outro lado, há aqueles que defendem a montagem de uma árvore natural, já que é capaz de absorver uma maior quantidade de dióxido de carbono. Esta última, na condição de que uma nova árvore seja plantada no seu lugar.

No entanto, há uma questão relevante a considerar: a pegada de carbono. Por exemplo, as árvores de Natal de plástico vêm na sua maioria da China. Como consequência disso, a pegada de carbono aumenta devido ao transporte.

Quando uma árvore de Natal artificial já está muito usada, deitamo-la para o lixo. Este plástico pode levar até centenas de anos para se degradar, especialmente se a cultura de reciclagem for negligenciada. Não obstante, quando decoramos uma árvore natural, teremos matéria biodegradável que pode ser incorporada no jardim ou varanda do seu lar.

Outra alternativa natural para o Natal é utilizar uma árvore num vaso. Desta forma, pode deixá-lo como decoração no seu terraço. Se cuidar dela e lhe dedicar tempo, terá uma árvore para várias festas natalícias.

Com tudo o que aconteceu nos últimos dois anos, o fornecimento deste tipo de produtos foi interrompido. Com isto vem um aumento nos seus preços. Portanto, é importante procurar outras alternativas para aqueles que querem decorar a sua casa, mas sem a árvore tradicional, seja natural ou artificial.

Cinco alternativas que vai adorar

A primeira é reunir vários ramos secos de diferentes tamanhos e colocá-los na parede de forma escalonada. Pode amarrá-los com cânhamo para que seja mais ecológico. Desta forma, terá o esboço de um pinheiro que poderá decorar com apenas alguns elementos.

Uma segunda opção é selecionar várias fotografias de família, quer seja a cores ou a preto e branco. Depois, incorpore-as na parede, formando um triângulo. Se as decorar com pequenas luzes, concederá um canto muito quente e emotivo à sua casa.

Se é amante da escrita ou da leitura, criar a forma de um pinheiro na parede com palavras será a sua melhor alternativa. Para a quarta opção, tem um escadote velho em casa? Então leve-o para a sua sala de estar, coloque-o como se o fosse escalar, mas desta vez, decore-o com os seus elementos favoritos.

Finalmente, a quinta alternativa é procurar um ramo seco. Pintando-a com a cor que mais gosta e fixando-o com pedras num vaso, obterá um ornamento simples mas elegante, que ocupará muito pouco espaço na sua casa. Esperamos que com esta informação desfrute do seu Natal de uma forma sustentável.