
O mês de outubro de 2020, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês frio, em relação à temperatura do ar e como um mês chuvoso, em relação à precipitação.
O mês de outubro de 2020, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês frio, em relação à temperatura do ar e como um mês chuvoso, em relação à precipitação.
O furacão Eta causou inundações, deslizamentos de terra, marés ciclónicas, mortes e grandes danos materiais na sua passagem pela Nicarágua e Honduras. Agora chegará a Cuba e à Flórida como uma tempestade tropical.
O degelo é uma das consequências das alterações climáticas que estamos, atualmente, a presenciar. Este, por sua vez, pode dar origem a vários fenómenos capazes de intensificar os efeitos negativos destas alterações. Saiba mais aqui!
Em 2020, o Dia Mundial da Consciencialização sobre o Tsunami incentiva o desenvolvimento de estratégias locais e nacionais para a redução do risco de desastres, de forma a salvar mais vidas contra os mesmos. Saiba tudo aqui!
Ao longo das próximas 48 horas, a chegada de uma depressão fria isolada a Portugal continental trará chuva moderada, por vezes forte, possivelmente acompanhada de trovoada. Entrará pelo Algarve, alastrando-se posteriormente para outras regiões. Contamos-lhe tudo aqui!
O tufão entrou no país do sudeste asiático com ventos de 225 quilómetros por hora, pelo menos 16 mortes e milhares de danos materiais ainda não quantificáveis economicamente.
Um estudo conduzido por cientistas internacionais indica que, a médio e longo prazo, será mais fácil e mais barato lutar contra as alterações climáticas e a perda da biodiversidade, do que lutar contra pandemias como a da COVID-19. Saiba tudo connosco!
Há apenas alguns minutos, a Grécia registou um grande terramoto 7.0 perto de Néon Karlovásion, próximo da Turquia. O tremor causou inúmeros danos e um tsunami que inundou a cidade de Izmir.
A 31 de outubro terá lugar a 'Lua Azul' ou segunda lua cheia do mês, coincidindo com a noite de Halloween. Este ano, com a pandemia, não poderá ser celebrado como noutras ocasiões, mas o céu noturno parece compensar-nos com este evento astronómico.
A temporada do degelo do mar Ártico geralmente acontece entre março e setembro. Após atingir a extensão mínima, em setembro, o gelo marinho começa a crescer novamente, em outubro, quando termina o verão. Mas este ano, o crescimento está bem mais lento que no ano passado. Saiba mais aqui!
Esta temporada está a ser anormalmente ativa para os furacões. Existem diferentes escalas para medir a intensidade destes fenómenos, mas sem dúvida há uma delas que vos irá surpreender.
Menos de uma semana após a passagem do Epsilon, o Atlântico continua a registar intensa atividade. O furacão Zeta poderá deixar impactos fortes em áreas densamente povoadas e extremamente vulneráveis. Fique a saber tudo connosco!