
As árvores morrem como resultado de danos severos, contudo, segundo um estudo da Scientific American, elas têm potencial para viver indefinidamente quando superam tempestades, secas, incêndios e muito mais.
As árvores morrem como resultado de danos severos, contudo, segundo um estudo da Scientific American, elas têm potencial para viver indefinidamente quando superam tempestades, secas, incêndios e muito mais.
Os problemas causados pelo degelo do permafrost nas regiões árticas são muitos, incluindo a destruição de edifícios e infraestruturas que já não são suportados pelo solo. Este problema, causado pelas alterações climáticas, começa também a fazer-se sentir no alto dos Alpes.
Uma plataforma de gelo que suporta um glaciar crítico na Antártica poderá desabar nos próximos cinco anos, advertem os cientistas. Uma área de gelo que cobre 170 mil km2 está em risco.
De acordo com novas pesquisas, o degelo acelerado dos glaciares dos Himalaias ameaça o abastecimento de água de milhões de pessoas na Ásia. Saiba mais aqui!
Nas últimas décadas, ter um Natal branco em maior parte da Europa tornou-se um fenómeno raro. Como será este ano?
Ao longo dos próximos dias, onde se inclui o Natal, o país será ‘bombardeado’ por sucessivas frentes associadas a depressões atlânticas alimentadas por um rio atmosférico. O tempo ainda vai agravar-se mais após o Natal com a possível chegada de uma ciclogénese explosiva. Será a depressão Celia?
Bem-vindo, inverno! Hoje às 15h59 ocorreu o solstício de inverno em Portugal e despedimo-nos do outono. Saiba o que significa a palavra solstício e conheça curiosidades em torno do misticismo que os povos ancestrais atribuíam a este fenómeno astronómico!
É agora mais consensual que os incêndios florestais são eventos cada vez mais frequentes e violentos, com um potencial mais destrutivo. Felizmente, há um número progressivamente maior de cientistas a trabalhar em formas de prevenir e mitigar estes eventos. Fique a saber mais connosco!
Em pleno 'coração' da Borgonha francesa existe um poço "sem fundo" envolto num halo de mistério, palco de mergulhos com trágicas consequências. Que lugar é este realmente? E será que alguma vez a sua origem será conhecida?
A NOAA divulgou a sua análise da temperatura global referente ao mês de novembro de 2021, concluindo que a temperatura média global de superfície foi a quarta mais elevada de novembro, desde que se iniciaram os registos em 1880.
Pelo segundo ano consecutivo, a 'irmã' mais fria do El Niño está de volta ao Pacífico Oriental. Espera-se que La Niña persista, pelo menos, até à primavera de 2022 no Hemisfério Norte. Saiba mais aqui!
Com o avanço da tecnologia e tantas novas descobertas científicas, os detritos espaciais deixados em órbita têm vindo a aumentar nos últimos anos. Tanto lixo à volta da Terra pode transformar a Humanidade em prisioneira.