Será que vai nevar na Europa no Natal de 2021?

Nas últimas décadas, ter um Natal branco em maior parte da Europa tornou-se um fenómeno raro. Como será este ano?

Frio
Esta semana têm sido registadas temperaturas extremamente baixas em maior parte das regiões da Europa.

Esta semana tem sido caracterizada por um frio intenso na maior parte dos países da Europa.

Frio na Europa

Já em novembro, uma massa de ar frio polar atingiu alguns países no norte da Europa, onde ocorreram temperaturas mínimas nunca registadas desde a década de 80.

Desde há uns dias atrás, a maior parte da Europa tem estado, de novo, sob a ação de uma massa de ar muito frio do Ártico, que é transportada na circulação de uma região anticiclónica, e que tem provocado tempo extremamente frio em especial na Europa do norte, central e do leste. O frio mais intenso tem sido em todo o leste e sudeste da Europa, onde se atingiram temperaturas cerca de 15 °C abaixo do normal para esta época do ano.

Esta situação, com a permanência de uma vasta região anticiclónica numa região durante um longo período, constitui o que os meteorologistas chamam uma situação de bloqueio, por não deixar passar outras perturbações atmosféricas.

A contrastar com o frio na maior parte da Europa, Portugal tem tido temperaturas mais amenas para esta altura do ano. Mas, por outro lado, tem sido uma semana de chuva devido a uma vasta região depressionária sobre o Atlântico que não se desloca para leste por efeito do bloqueio do Anticiclone na Europa.

Chuva
Ao contrário de maior parte das regiões na Europa, esta tem sido uma semana de chuva em Portugal.

Pode dizer-se que nos últimos dias foi estabelecido um forte bloqueio em grande parte da Europa Ocidental e Central, bem como sobre o Oceano Atlântico.

A massa de ar frio do Ártico contrasta com a do outono passado, em que se registaram os meses mais quentes de outubro e novembro com uma média de 6,7°C acima do normal em todo o Ártico.

Prevê-se que para o final da semana o anticiclone comece a enfraquecer e se desloque para a região ártica, desfazendo-se assim a situação de bloqueio na Europa. Isto irá permitir que a região depressionária no Atlântico se desloque mais para leste, criando-se um fluxo de massa de ar do Atlântico em direção à Europa central, que ficará sob a ação de uma massa de ar menos frio, mas húmido.

Neve no Natal na Europa?

Para o final da semana, enquanto pelo menos a metade norte da Europa permanece com clima mais frio, a metade sul será dominada por uma circulação de oeste do Atlântico, portanto com tempo mais quente do que o normal para esta altura do ano.

Este cenário não apresenta grandes hipóteses de ocorrência de neve no período do Natal, com exceção de algumas montanhas, pelo menos para a Europa central, sudoeste, sul e leste.

É provável que só o norte da Europa e as altitudes mais altas no centro e sudeste da Europa tenham neve durante o Natal.

Nos últimos anos tem sido muito raro a ocorrência de neve no Natal na maior parte da Europa. De um modo geral, em média, apenas cerca de 5-10 % dos europeus vivem numa área onde o Natal tem neve, como é o caso da Escandinávia ou mais precisamente, da Lapónia.

No próximo fim de semana, o fluxo de oeste do Atlântico, que transporta uma massa de ar menos frio mas mais húmido, também provocará chuva para grande parte dos países da Europa, como por exemplo, Portugal, Espanha, França e desde a Inglaterra (Reino Unido) à Alemanha em direção à região do Báltico.