Mariela de Diego

Mariela de Diego

Comunicadora. Jornalista científica - 90 artigos

Artigos de Mariela de Diego

Artboard
Descoberta: o incrível truque das carraças para voar
Ciência

Más notícias para os animais de estimação. Sem asas para voar e sem pernas para dar grandes saltos, as carraças conseguem tirar partido de outro fenómeno físico para atravessar o ar e instalar-se num hospedeiro. Qual é?

Mares e oceanos: o que os torna diferentes?
Ciência

O Pacífico é um oceano. O Mediterrâneo é um mar. Embora tenhamos tendência para utilizar estes termos como sinónimos, eles não são a mesma coisa. Dizemos-lhe as suas principais diferenças.

A incrível história do peixe que se transformou numa pérola
Ciência

Na natureza há muitas histórias de alianças que não terminam da melhor forma. Como a deste peixe que hoje reside num museu londrino, que começou por procurar refúgio numa ostra e acabou por se tornar numa jóia de valor inestimável.

"Show" de luzes no céu: as Gemínidas estão a chegar!
Atualidade

Para encerrar o ano com muita luz e cor, uma das chuvas de meteoros mais intensas do calendário astronómico está a chegar: as Gemínidas. Quando, onde e como ver este espetáculo de que ainda há vários mistérios a serem descobertos.

Quando o Sol aquece: como os raios UV aumentam o desejo sexual
Ciência

Atenção: não é necessário parar de usar protetor solar ou de tomar precauções nas horas de maior radiação. Mas vale a pena notar um ponto a favor do sol e do nosso próprio mecanismo de defesa que, ao proteger-nos, nos excita.

O que varremos quando varremos o pó? Não vai acreditar!
Ciência

Mesmo que não o vejamos, o pó está sempre lá. Como um fantasma que só pode ser visto à luz, o pó está sempre lá, pronto a aterrar nos nossos móveis. E se pensamos que é apenas terra, estamos muito enganados.

O que acontece quando morremos? O que a ciência sabe até agora
Ciência

Vamos todos morrer. E, ao contrário de outros seres vivos, nós sabemo-lo. É um conhecimento que gera angústia e muitas perguntas. A ciência procura respostas e algumas descobertas –felizmente- não são tão aterradoras como pensávamos.

1 2 3 4 5