A interação de duas forças no fundo do mar gerou uma das erupções vulcânicas mais poderosas dos últimos tempos.
Mariela de Diego
Comunicadora. Jornalista científica - 132 artigosMariela de Diego é licenciada em Ciências da Comunicação com especialização em jornalismo pela Universidade de Buenos Aires e mestre em Comunicação Científica.
Desde 2013 é responsável de Imprensa e Comunicação Cidadã no Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, onde produz conteúdos informativos e de divulgação.
É embaixadora no Comité de Representação, Acessibilidade, Inclusão e Diversidade da American Meteorological Society. Fez parte de grupos de trabalho em comunicação climatológica na Organização Mundial de Meteorologia e foi responsável pela comunicação do Sistema de Informação sobre Secas para o Sul da América do Sul (SISSA).
Além de ser redatora da revista de divulgação Meteoros, trabalhou e colaborou em organizações e publicações do âmbito aeronáutico. No seu tempo livre dedica-se a escrever narrativas e participa em atelieres literários.
Artigos de Mariela de Diego
Os investigadores descobriram que a montanha mais alta do mundo continua a ganhar altitude devido a um fenómeno geológico invulgar provocado pelos rios da região.
Com flores vermelhas de cor intensa, esta bebida ajuda a controlar a pressão, é anti-inflamatória e promove a digestão e o bom descanso. Veja mais detalhes aqui.
A língua faz tanto por nós que merece um pouco de atenção para detetar quaisquer alterações na sua cor ou textura que possam indicar condições mais sérias de saúde.
Os investigadores encontraram evidências de “imunidade arquitetónica”, a estratégia que as formigas usam para evitar a propagação de doenças.
O Neo Surveyor será lançado em 2027 e será responsável por identificar objetos que representem uma ameaça à Terra.
A microgravidade tem efeitos inimagináveis no corpo humano, incluindo o aumento da altura. Porque é que isto acontece e porque é que nem sempre são boas notícias.
O membro deste animal era muito maior que todo o seu corpo. Esta particularidade, embora vantajosa em termos reprodutivos, pode ter significado a extinção da espécie.
O estudo experimental demonstra como as tempestades e os raios nuvem-solo podem ter provocado reações radicais e eletroquímicas que levaram ao desenvolvimento da vida na Terra.
Os ratos desempenharam um papel central na evolução da ciência e esta escultura peculiar procura prestar-lhes homenagem.
O fogo icónico é aceso por energia solar, mas é mantido aceso por um gás e um mecanismo à prova de vento e chuva.
A bola de fogo poderá ser 100 vezes mais brilhante do que qualquer outro cometa. A sua aproximação à Terra é um acontecimento único que os cientistas seguem com interesse.
A China está a seguir os passos da NASA e planeia desviar um asteroide da sua trajetória através de um impacto controlado a partir da Terra.
Como se de um filme de ficção científica se tratasse, a combinação de vários fatores meteorológicos no sul da Patagónia argentina produziu uma paisagem incrível que se tornou viral.
Os investigadores exploram um mundo hipotético em que a Terra gira na direção oposta. Por exemplo, o nosso planeta seria mais verde e a Argentina, um território muito diferente.
O voo bem sucedido do dispositivo não-tripulado abre enormes possibilidades para a logística num dos lugares mais perigosos do mundo. Saiba mais aqui!
O medo irracional de alguns estímulos pode trazer muitos problemas para a vida de quem sofre com isso. E alguns desses medos estão relacionados com fenómenos meteorológicos e climáticos.
Existe a tecnologia para congelar um corpo humano recentemente falecido com a intenção de revivê-lo por centenas de anos. Está disponível para qualquer pessoa que tenha uma boa quantia em dinheiro e uma generosa parcela de fé na ciência.
Apesar dos enormes avanços da ciência, algumas capacidades ainda são exclusivas dos humanos e serão difíceis de serem substituídas pela inteligência artificial.
Investigadores da Universidade de Sydney analisaram os fatores que influenciam o movimento e a deposição de microplásticos que entram no corpo através da respiração.