
Da curta bonança a uma nova tempestade. Fim de semana pautado por chuva, algum vento e trovoadas, eis o que precisa de saber sobre o estado do tempo em Portugal.
Da curta bonança a uma nova tempestade. Fim de semana pautado por chuva, algum vento e trovoadas, eis o que precisa de saber sobre o estado do tempo em Portugal.
Estudo mostra que projetos agrofotovoltaicos fizeram triplicar a abundância de insetos em cinco anos, através da criação da criação de zonas sombreadas e livres de pesticidas. Conheça os pormenores neste artigo!
Investigadores descobriram que utilizar a urina humana como fertilizante tem efeitos negativos mínimos nas comunidades bacterianas do solo e produziu alterações mínimas no pH e na salinidade do solo, tornando-se numa alternativa viável aos fertilizantes sintéticos.
Uma legislação pouco robusta e com lacunas permitem aos gigantes da indústria química continuarem a produzir e exportar substâncias proibidas no país, uma prática reconhecida pelo Ministério da Transição Ecológica.
Depois de dias de precipitação forte e persistente, vento intenso provocados pela depressão Aitor e por um rio atmosférico, e de ar mais frio causados pela intrusão de uma massa de ar polar marítima, eis que teremos mudanças no estado do tempo.
Outrora visto como um tesouro seguro e inovador na produção de energia, um dos maiores investimentos de sempre, é hoje visto como o maior fiasco da história das energias renováveis nos EUA. Conheça neste artigo os detalhes desta história!
Portugal vive hoje uma situação muito difícil no combate aos incêndios rurais. Um cenário alarmante que já obrigou o Estado português a acionar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Portugal conhece nos próximos dias calor e tempo seco devido à influência de um anticiclone, que aliado ao vento de leste e à baixa humidade, quer do ar, quer dos combustíveis, fará aumentar o perigo de incêndio rural.
O território nacional continental registou até ao final do mês de agosto a menor área ardida e o menor número de incêndios desde 2014. O uso negligente do fogo continua a ser a principal causa das ignições.
O verão de 2024, particularmente quente e seco no Mediterrâneo, trouxe de volta casas submersas há mais de 40 anos na principal albufeira que abastece a capital grega, Atenas.
Estudo liderado por investigadores da Universidade da Califórnia traz nova luz e esperança no combate ao cancro do pâncreas, o 12º mais comum no mundo, ao combinar uma dieta cetogénica com medicação.
Estudo analisou dados históricos da Índia e do Bangladesh e sugere que as anomalias climáticas favoreceram a substituição e a propagação de estirpes emergentes de cólera. Uma conclusão alarmante face ao aumento dos extremos climáticos devido ao aquecimento global.
Estudo recente do Instituto de Salud Global de Barcelona revela o número de mortes associadas ao calor registadas no verão de 2023: mais de 47 mil. Um número alarmante e que seria muito superior não fosse a adaptação aos longo dos anos, revela.
As terras agrícolas do velho continente poderiam encontrar uma nova vida através da renaturalização, um movimento que pretende devolver as características naturais a estes espaços, antes da intervenção do Homem.
Os próximos dias em Portugal serão pautados pela variabilidade do estado do tempo e pelas diferenças regionais. Sábado promete trazer de volta a chuva ao extremo noroeste do país, mas domingo o cenário volta a mudar. Conheça aqui a mais recente previsão!
Julho de 2024 foi o segundo mês mais quente já registado, apenas atrás de julho de 2023 por 0,04 ºC, encerrando uma sequência de 13 meses consecutivos de recordes de temperaturas. Neste mês de julho foram sentidos 7 dos 10 dias mais quentes alguma vez registados.
Nos primeiros quinze dias de agosto, os incêndios revelaram terem queimado quase tanta área quanto aquela que haviam queimado durante todo o ano. Ainda assim o número de incêndios e de área ardida continua o mais baixo dos últimos 10 anos.
Investigadores da Universidade da Califórnia conseguiram relacionar a opção por seguir uma dieta rica em vitaminas e minerais, especialmente sem muito açúcar adicionado, e ter uma idade biológica mais jovem ao nível celular.
Episódio de calor extremo afeta Portugal Continental a partir desta sexta-feira, atingindo o "pico" amanhã, onde em alguns locais veremos os termómetros ultrapassar os 40 ºC. Domingo haverá lugar a mudança, com descida das temperaturas.
Portugal registou desde o primeiro dia do ano e até ao final de julho um total de 2.820 incêndios dos quais resultaram 4.425 hectares de área calcinada pelo fogo, os melhores resultados em 10 anos. Mas como poderá ser agosto?