
Uma equipa de investigadores do Instituto Nacional de Normas e Tecnologia (NIST) desenvolveu uma técnica que utiliza o magnetómetro de um telemóvel vulgar para medir com grande precisão a concentração de glicose, um marcador da diabetes.
Uma equipa de investigadores do Instituto Nacional de Normas e Tecnologia (NIST) desenvolveu uma técnica que utiliza o magnetómetro de um telemóvel vulgar para medir com grande precisão a concentração de glicose, um marcador da diabetes.
Um novo estudo concluiu que o fenómeno El Niño, que ocorre tipicamente uma vez a cada poucos anos, pode tornar-se ainda mais forte devido ao degelo do gelo marinho do Ártico. Saiba mais aqui!
Os Neandertais tinham grandes cérebros, linguagem e ferramentas sofisticadas. Para além disso, faziam arte e jóias. Sendo assim, porque é que os humanos modernos os substituíram? Saiba aqui!
As gaivotas estão a ser forçadas a entrar nas nossas cidades devido à perda de espaços naturais - e nós precisamos de aprender a viver com elas, afirmam os cientistas. Saiba mais aqui!
Depois de uma Semana Santa digna de Inverno na maior parte do país, o que nos dizem os modelos para o arranque do mês de Abril? Estará a chuva a despedir-se? Saiba tudo aqui!
Os cientistas estão a redobrar os esforços para investigar os potenciais riscos e benefícios de sombrear artificialmente a superfície da Terra para abrandar o aquecimento global. Saiba mais aqui!
Em 2022, em conferências de imprensa realizadas em todo o mundo, um grupo de cientistas revelou a primeira imagem de Sagittarius A (Sgr A*), o buraco negro da Via Láctea, que, apesar de ser mais pequeno que o M87, acreditam que este possa ter campos magnéticos semelhantes ao mesmo.
Os produtores mundiais de combustíveis fósseis estão a caminho de quase quadruplicar a sua produção, devido a novos projetos descobertos e aprovados até ao final da década, segundo um novo relatório.
Uma equipa de investigadores, liderada por Katharina Ribbeck, estuda as propriedades de muco produzido no nosso corpo e que mais-valias para a nossa saúde este pode ter. Saiba mais aqui!
O início da Semana Santa foi marcado por uma mudança drástica no estado de tempo em Portugal, com descidas abruptas de temperaturas e com o regresso da chuva e do vento. Como será a reta final? Veja aqui!
O nível do mar foi extraordinariamente elevado durante o último período da era dos dinossauros. Contudo, uma equipa de investigadores estima que este nível pode ter sido ainda mais elevado antes disso. Saiba mais aqui!
Há muito que o Sudão do Sul é afetado por catástrofes agravadas pelas alterações climáticas, como secas e inundações recorrentes. Agora, o calor extremo está a obrigar o país mais jovem do mundo a encerrar as escolas.
Os fenómenos meteorológicos na estratosfera estão a facilitar a previsão do tempo a longo prazo no norte da Europa, de acordo com uma nova investigação. Saiba mais aqui!
Os eclipses solares totais, como o que ocorrerá no próximo dia 8 de abril, ocorrem em horários fiáveis que podemos calcular até ao passado. Esta informação ajuda os investigadores a datar acontecimentos tidos como misteriosos na história antiga.
Uma enorme bolha no centro da Via Láctea, de origem desconhecida, é o centro das atenções dos cientistas do telescópio Fermi, que reuniram pela primeira vez em Espanha. Saiba mais aqui!
Os produtores de petróleo e gás nos principais campos petrolíferos dos Estados Unidos podem estar a emitir três vezes mais gás metano do que pensávamos, de acordo com uma nova investigação que sugere que as emissões do setor dos combustíveis fósseis podem estar muito subestimadas.
Recentemente, Betelgeuse ganhou muita atenção, não só porque as variações no seu brilho levaram a especulações de que uma explosão poderia estar iminente, mas também porque as observações indicaram que está a rodar muito mais depressa do que o esperado.
Investigadores da Universidade de Michigan identificaram a proteína que permite aos mamíferos sentir frio, preenchendo uma lacuna de conhecimento de longa data no domínio da biologia sensorial. Saiba mais aqui!
É possível aprendermos a ser felizes. Contudo, só obtemos benefícios duradouros se continuarmos a praticar, revelou um novo estudo inédito, elaborado por cientistas da Universidade de Bristol.
A quantidade de areia criada por um peixe-papagaio, por ano, devido à bioerosão pode surpreendê-lo! Saiba tudo aqui!