No sul da Argentina, os cientistas descobriram um fóssil com 165 milhões de anos que lança luz sobre a evolução das rãs e dos sapos. Saiba mais aqui!
No sul da Argentina, os cientistas descobriram um fóssil com 165 milhões de anos que lança luz sobre a evolução das rãs e dos sapos. Saiba mais aqui!
Após a gota fria, tudo indica que o fim de semana trará uma tendência de estabilidade do ponto de vista atmosférico e de temperaturas amenas por grande parte do território de Portugal. Confira aqui a previsão!
A equipa de investigação da Virginia Tech lançou a iniciativa “White Shark Chase” no Canal da Sicília e localizou indícios de tubarões-brancos em quatro sítios. Saiba mais aqui!
Uma depressão barométrica que se irá estabelecer a sul do território já no início da próxima semana irá manter as condições de instabilidade atmosférica e trará as poeiras saarianas para o país.
Numa altura em que o setor agrícola se esforça por reduzir a sua pegada de carbono, a promoção da biodiversidade nas práticas agrícolas poderá ser a chave para sistemas de produção alimentar mais sustentáveis e respeitadores do clima.
Como temos vindo a avançar nas nossas previsões, o cenário meteorológico em Portugal sofre hoje uma mudança. Para além da chuva, também o frio se instalou em boa parte do território.
A romã é um fruto típico do outono, estando maioritariamente à disposição do consumidor entre setembro e dezembro. Já conhece os seus benefícios?
Para as baleias que caçam com ondas sonoras nas profundezas sem luz do oceano, um balão de plástico rasgado e uma lula deliciosa parecem ser notavelmente semelhantes, de acordo com um novo estudo.
Como avançamos anteriormente, a próxima semana espera-se um pouco mais estável do que os últimos dias e as temperaturas vão aumentar, traduzindo-se numa anomalia térmica positiva para a altura do ano.
As ondas de calor e os períodos de frio marinhos estão a ocorrer tanto à superfície do oceano como no fundo, com as correntes oceânicas a influenciarem a sua frequência.
Próximas horas e dias em Portugal continental com chuva produzida por uma frente associada a uma ciclogénese explosiva que criará Ashley, uma tempestade que afetará o Reino Unido. Eis os efeitos adversos esperados para o nosso país.
Uma exploração sob o fundo do mar em fontes hidrotermais na Crista do Pacífico Leste revelou habitats complexos de profundidade, onde vivem vermes gigantes e bivalves.
Os investigadores demonstraram que a meteorização das rochas no Ártico irá acelerar com o aumento das temperaturas, desencadeando um ciclo de feedback positivo que libertará cada vez mais dióxido de carbono para a atmosfera.
Como temos vindo a avançar, os remanescentes do furacão Leslie irão traduzir-se em períodos de chuva, por vezes intensa, no nosso país. Saiba aqui quais os locais de Portugal mais afetados.
Uma série de vazios sem árvores que parecem surgir aleatoriamente nas profundezas das densas florestas tropicais do centro-oeste de África pode desempenhar um papel fundamental para um vasto leque de espécies animais.
Os lagos de água doce do mundo estão a congelar durante períodos de tempo mais curtos devido às alterações climáticas. Saiba mais aqui!
A conversão do metano em biogás poderá reduzir as emissões e poupar mais de 400 milhões de euros por ano em custos de combustível. Saiba mais aqui!
A extinção de centenas de espécies de aves nos últimos 130 mil anos levou a reduções substanciais na diversidade funcional das aves e resultou na perda de cerca de 3 mil milhões de anos de história evolutiva única.
Os cientistas desenvolveram um fármaco que atua em ambos os principais pontos críticos de agregação da proteína Tau no cérebro - um fator-chave da neurodegeneração. Saiba mais aqui!
Como temos vindo a avançar sistematicamente nas nossas previsões, o ex-furacão Kirk passará muito perto da Península Ibérica e trará muita chuva, potencialmente acompanhada de trovoada, vento forte e grande agitação marítima. Eis as zonas de Portugal que serão mais afetadas.