Última hora do furacão Margot: a previsão de hoje sobre a sua possível aproximação aos Açores

O furacão Margot poderá aproximar-se da Europa nos próximos dias, condicionando indiretamente o estado do tempo no Arquipélago dos Açores. Eis a última atualização.

furacão Margot; Açores; aviso laranja
O furacão Margot não vai atravessar diretamente os Açores, mas provocará condições meteorológicas adversas. Saiba em que ilhas se prevê maior instabilidade e até quando durará.

A atividade de ciclones no Atlântico atingiu um ritmo impressionante nas últimas semanas. De momento há dois furacões que estão a ser monitorizados pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, suas siglas em inglês) - Lee e Margot - bem como uma perturbação que apresenta 70% de probabilidade de se transformar em tempestade tropical dentro dos próximos dois dias.

Não muito longe, no Mediterrâneo, o ciclone “Daniel” ganhou características tropicais (medicane) e revelou-se uma das tempestades mais destrutivas e mortíferas das últimas décadas. Na Líbia morreram mais de 5000 pessoas devido às inundações, de acordo com as autoridades governamentais. Além disto, cerca de 10 000 pessoas continuam desaparecidas, pelo que o número de vítimas deverá, infelizmente, continuar a aumentar.

Margot, furacão de categoria 1

De acordo com os dados do último relatório do NHC, Margot é agora um furacão de categoria 1, apresentando ventos sustentados de quase 150 km/h. A pressão central mínima reduziu para os 970 hPa. A meio da manhã do dia de hoje - 13 de setembro - situava-se a cerca de 1024 km a oeste/sudoeste da Ilha das Flores (Arquipélago dos Açores), deslocando-se para norte a 11 km/h (agora a 1017 km).

Nas últimas 24 horas Margot entrou em processo de cavamento e intensificou a força dos ventos associados. A sua deslocação abrandou ligeiramente em relação ao relatório emitido ontem (terça, 12 de setembro). Assim, é provável que nestas próximas horas possa perder alguma intensidade.

Irá Margot aproximar-se da Europa?

Tendo em conta as mais recentes previsões, Margot não irá aproximar-se muito do Continente Europeu por causa do efeito exercido pelo anticiclone dos Açores que agirá como um escudo, bloqueando este sistema e desviando-o para norte, rumo a latitudes mais setentrionais. Ainda assim, apesar de não chegar à Europa diretamente, irá condicionar o estado do tempo de maneira indireta no Arquipélago dos Açores e possivelmente em Portugal continental.

No que diz respeito a Portugal continental, os remanescentes de Margot poderiam vir a ser absorvidos por uma depressão ao longo da próxima semana, o que posteriormente poderia afetar o estado do tempo na geografia do Continente. Mas o prazo da previsão é demasiado longínquo para entrar em pormenores.

Todavia, não é um cenário que se deva excluir já, dado que recentemente os restos do ex-furacão Franklin foram absorvidos por uma gota fria que “se passeou” pela Península Ibérica. Aliás, diga-se de passagem, que é bastante comum e habitual que os restos de antigos furacões rondem a Europa ao interagirem com as depressões da frente polar.

Efeitos de Margot nos Açores

Tanto quanto se pode perceber pelas imagens de satélite disponíveis aqui na Meteored, o furacão Margot dificilmente irá atravessar o Arquipélago dos Açores, não o atingindo diretamente. Contudo, uma banda de precipitação com origem no mencionado sistema tropical provocará condições meteorológicas adversas em todas as ilhas do Arquipélago, já a partir de amanhã, quinta-feira 14 de setembro.

A fase mais crítica da passagem de uma banda de precipitação associada ao furacão Margot nos Açores ocorrerá entre as 09:00 e as 18:00 de quinta-feira, 14 de setembro, em particular nas ilhas dos Grupos Ocidental e Central.

Prevê-se chuva, localmente forte e acompanhada de trovoada, sobretudo nos Grupos Ocidental e Central. Nestes territórios insulares o aviso laranja já está oficialmente em vigor e, para os que estão mais a oeste (Corvo e Flores), durará entre as 6:00 da manhã e as 18:00 da tarde.

O Aviso Laranja será aplicável ao período entre as 09:00 e as 18:00 para as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge). Nas ilhas do Grupo Oriental - São Miguel e Santa Maria - o tempo prevê-se ligeiramente menos instável, estando em vigor o aviso amarelo (entre o meio-dia de 14 de setembro e até à meia-noite de dia 15).

Entre os prováveis impactos, não se descarta a ocorrência de inundações rápidas e localizadas, bem como de possíveis deslizamentos de terras e derrocadas. Desse lado, acompanhe-nos aqui na Meteored no seguimento de toda a atividade meteorológica relacionada com Margot e com os Açores.