StoreWindows10

Termómetro está a subir em Portugal. Aproveite o calor!

Depois da primeira metade do mês ser marcada pela instabilidade característica de abril, o Sol voltou em grande. Segundo as previsões a 14 dias, esta tendência vai manter-se!

Alfredo Graça Alfredo Graça 17 Abr. 2018 - 20:11 UTC
O quente sol de abril já começa a aparecer no horizonte... A primavera desabrochou!

O mês de abril começou tão fustigante como terminou o mês de março. Com a fúria da chuva, o soprar intenso dos ventos e um ar seco que tanto vem como rapidamente desaparece, abril tem sido algo instável.

Tal como dissemos anteriormente, ventos de mudança aproximam-se mesmo de Portugal Continental... e a bonança soalheira, típica da Primavera portuguesa e também típica do padrão climático mediterrâneo acabou por chegar ontem, dia 16! As previsões apontam para que, pelo menos até quinta-feira, o calor e as temperaturas elevadas residam em grande parte do território nacional e, na grande maioria dos lugares, o calor dará uma sensação térmica de tal forma veranesca, que a vontade que vai ter será de calçar os chinelos, enrolar-se na toalha, beber um refrigerante e mergulhar no mar! Isto claro, em cidades junto ao mar.

Naturalmente que conhecendo a geografia do nosso território, recomendamos que se banhe na costa sul, mais precisamente no Algarve. Em pleno mês de abril, a Ria Formosa, na sua extensão de 60 km entre a praia do Ancão e a praia da Manta Rota vai estar ao rubro já a partir do 4º mês do ano! 

Aproveite o sol até quinta-feira! Corra ao ar livre e desfrute do "quentinho" nos próximos dias...

Amanhã, a Região Norte terá temperaturas situadas entre os 6ºC de mínima e os 23ºC de máxima. Os distritos que mais se destacam são o de Bragança, no interior norte, que devido ao relevo montanhoso apresenta a mínima mais baixa (6ºC) e, o Porto, que com o seu habitual padrão climático nos mostra uma das mínimas mais elevadas (8ºC), mostrando no entanto uma máxima mais reduzida em relação aos 23ºC da maioria dos restantes distritos nortenhos.

Temperaturas em Portugal Continental

No distrito da cidade Invicta, isto explica-se pela confluência entre o fator de latitude, o ar marinho pelo facto de situar-se no litoral ocidental português e, por estar a meio caminho entre Viana do Castelo e Aveiro e pelo facto de estar localizado suficientemente a Norte, quase na mesma orientação que Bragança o que é continental o suficiente para que na totalidade do território do distrito se verifiquem estas temperaturas.

A Sul do Porto, no distrito onde se situa a capital de Portugal, as máximas estarão entre os 22ºC e os 24ºC até quinta-feira e a mínima estará entre os 11ºC e os 12ºC. No interior, no distrito de Portalegre, pertencente ao Alto Alentejo, as mínimas oscilarão entre 11ºC e 12ºC e a máxima será de 23ºC.

A Sul, na região do Algarve, além dum sol quente e maravilhoso, com 21ºC de máxima e 14ºC de mínima, balanceado pelos ventos quentes e secos do Norte de África e pela latitude, bem como pelo enquadramento geográfico que o coloca junto ao ar marítimo, as temperaturas elevadas em pleno abril far-se-ão sentir denotando um “clima” de verão em cidades como Faro, Olhão, Tavira e Albufeira. 

Publicidade