Tempo soalheiro no fim de semana... até que regressa a chuva

O tempo em Portugal no fim de semana arranca soalheiro e com subida das temperaturas. Mas no domingo regressam as chuvas do Atlântico. Saiba aqui onde e quando vai chover mais.

Alfredo Graça Alfredo Graça 24 Jan. 2020 - 13:27 UTC


Guarda-chuva nuvens e sol
No fim de semana teremos céu nublado e sol, mas depois regressa a chuva.

Nos últimos dias foi notícia a Tempestade Gloria em Espanha. Os registos ocorridos por lá foram recorde, sendo que esta tempestade se transformou num temporal de inverno histórico. O nosso país foi atingido com alguns dos seus efeitos, mas à exceção do distrito de Coimbra e pouco mais, que teve inúmeros estragos causados pelo vento forte, esta tempestade não foi poderosa e mortífera como no país vizinho. Os nevões colossais, as chuvas torrenciais, as ondas que chegaram a atingir os 14 metros de altura nas Baleares, e as potentes quedas de granizo causaram inúmeros problemas em inúmeros territórios espanhóis.

No fim de semana teremos um cenário meteorológico bipartido em Portugal. Hoje e amanhã teremos longos períodos de sol e algumas nuvens a pontilhar o céu, sendo que a partir de domingo, o estado do tempo sofre alterações. A temperatura começa a subir nesse dia, ficando um ambiente mais ameno ao longo da nossa geografia e, além disso, a chuva regressa nesse dia incidindo com mais intensidade na região Norte. A precipitação prevista para este fim de semana terá fases distintas e impactos geográficos diferenciados.

Sexta e sábado de chuva no Sul

De ontem para hoje avançaram pelo litoral Sul do continente português algumas linhas de instabilidade atmosférica, remanescentes da tempestade que invadiu Espanha, prevendo-se aguaceiros fracos ou moderados e desenvolvimento de células convectivas (trovoada). A queda de granizo é bem provável. De acordo com o modelo Europeu, este cenário deverá alastrar-se pelo Algarve ao longo do dia de hoje, bem como pelo Alentejo e distritos de Castelo Branco e Guarda. As próximas horas serão decisivas.

Neste fim de semana, a ‘gota fria’ que circulava por Málaga virá em direção a Portugal, mas já muito débil porque será reabsorvida pela circulação de oeste. Até lá, ainda podemos esperar neve nos pontos mais altos da regiões Centro e Norte de Portugal continental, acima dos 1000/1200 metros de altitude. Com ventos de Sul ou Sudoeste, e por vezes de Leste, a chuva poderá reforçar a sua intensidade em alguns pontos de territórios do Baixo Alentejo e da metade oriental do Algarve, podendo estender-se posteriormente a áreas limítrofes.

Mais chuva na próxima semana

Segundo o nosso modelo de referência, o ECMWF, a instabilidade vai eventualmente dissipar-se e, no Norte do país, nem sinal dela... até domingo. Nesse dia, a situação estabiliza em grande parte do país, exceto na região Norte que será regada pela chuva fraca e partes do distrito de Coimbra (Centro). Teremos períodos de chuva moderada ainda no próximo 26 de janeiro, sobretudo a partir das 21 horas, prevendo-se uma imposição de cenários meteorológicos instáveis devido à possível intromissão das baixas pressões, especialmente no Norte do país e na Galiza, já na próxima semana.

De facto, os modelos apostam por valores de 1013-1014 mb para aquilo que resta do mês em Portugal continental. Nas Regiões Autónomas o fim de semana será de tempo chuvoso e ventoso nos Açores, enquanto que na Madeira vai predominar a estabilidade, com tempo ameno, vento fraco e céu pouco nublado.

Publicidade