Tempo no fim de semana: gota fria traz chuva e trovoada!

Os últimos dias foram de muito sol e calor. Mas o tempo volta a mudar em breve, com a chuva e a trovoada de regresso a algumas regiões do país. Gota fria a caminho? O que vai acontecer? Veja aqui a previsão do tempo!

Tempestade chuva trovoada risco granizo aguaceiros convectivos
Os mapas do ECMWF antecipam situação de risco de trovoada e possível queda de granizo nalgumas regiões do país neste fim de semana.

A semana arrancou com tempo quente e muito soalheiro. As situações de calor, por vezes extremo, e em que proliferaram as altas temperaturas, a situação sinótica tem sido de grande estabilidade meteorológica. No entanto, como pode ver no link abaixo em destaque, houve regiões do território continental luso, como o Nordestre Transmontano em que caiu granizo, e houve trovoada.

O tamanho do granizo assemelhava-se a bolas de golfe! Em pleno verão, têm surgido situações de atividade elétrica e granizadas em território nacional.

Onde chove neste fim de semana?

Ultimamente temos sido brindados com largos períodos de sol, céu limpo ou parcialmente nublado e temperaturas em crescendo, com o visível predomínio da estabilidade do tempo e de um calor que se instalou de forma colossal no país. No Alentejo os termómetros superaram facilmente os 40 ºC nos últimos dias!

Prevê-se para amanhã que os termómetros atinjam temperatura máxima de 31 ºC no distrito do Porto, de 32 ºC no de Lisboa e de 30 ºC no de Faro. São valores que mostram bem o calor que faz nestas primeiras semanas da época estival, e sim, este fim de semana volta a chover em Portugal!

Há um risco razoável de trovoada, aguaceiros e granizo para o próximo domingo dia 12, que o nosso modelo de maior confiança e fiabilidade, o ECMWF, estima para as regiões do Minho (distritos de Viana do Castelo e Braga), Trás-os-Montes e Alto Douro (distritos de Vila Real e Bragança), Beira (distritos de Guarda e Castelo Branco).

Devido à passagem de uma gota fria existe risco de trovoada e granizo em alguns territórios do interior Norte e Centro

A chuva vai cair possivelmente sob a forma de aguaceiros curtos e com alguma intensidade, aguaceiros convectivos muito provavelmente e derivados da passagem de uma gota fria ou depressão isolada em altitude que passará a alta velocidade pela Península Ibérica e se dissipará (pelo menos em território português), em menos de 48 horas.

O vento continuará a soprar moderado a forte de Norte no sábado, mas no domingo, passará a soprar mais fraco de Oeste. Apesar disso, nas terras altas, as nortadas deverão persistir, soprando fraco a moderada no interior Norte e Centro do país.

O estado do tempo, apesar de tormentoso no interior Norte e Centro do país, vai apresentar um panorama meteorológico, em geral, de céu limpo ou pouco nublado, com temperaturas elevadas, imenso calor e convites para idas às praias, marítimas ou fluviais. Desfrute do calor, das brisas marítimas e dos banhos de água e sol neste segundo fim de semana de julho.