Tempo no fim de semana: fresco, variável e com vento Norte

As temperaturas continuam muito variáveis de dia para dia. Entretanto, tal como é típico de um mês primaveril, do sol à chuva, e vice-versa, se passa num instante. Que tempo fará em Portugal nos próximos dias? Saiba mais aqui!

sol; céu pouco nublado; praia; vento
Um fim de semana de contrastes entre as regiões Norte e Centro, e a região Sul.

A semana arrancou com tempo estável e soalheiro em grande parte do país, e só a partir de ontem o céu começou a dar sinais de uma maior instabilidade. A nebulosidade adensou-se no firmamento e os primeiros pingos de chuva caíram por terras minhotas e durienses. Esta quinta-feira o panorama cinzento e ligeiramente húmido impôs-se numa parte significativa do país, e mesmo em regiões de Portugal continental onde a chuva não caiu, as nuvens têm estado em destaque.

Para as próximas horas desta quinta-feira, a chuva fraca cairá ocasionalmente no Minho e Douro Litoral, alargando-se posteriormente para outros pontos do Norte e do Centro do país, a norte do Cabo Mondego. De momento, impera o vento oeste que sopra fraco, tendo-se registado uma descida da temperatura máxima, mais evidente nas regiões Norte e Centro.

Na sexta-feira teremos mais períodos de céu muito nublado, especialmente no Centro do país, embora o sol deva brilhar por entre as nuvens em algumas ocasiões. Prevê-se chuva fraca, irregular e dispersa para áreas da Beira Alta, Beira Interior, região de Coimbra e também em Leiria. Não é de descartar a presença de chuviscos no Minho. Entre hoje e sábado, vai registar-se uma progressiva e suave descida das temperaturas, tanto das máximas como das mínimas.

Fim de semana de contrastes, com imposição do vento Norte

O fim de semana registará menos instabilidade no país. As altas pressões vão continuar a dominar o panorama do estado do tempo em Portugal continental, apesar da chuva fraca registada nos últimos dias. Será um fim de semana de contrastes entre a metade setentrional e a metade austral do país. Também a nível térmico, o padrão meteorológico será distinto, de sábado para domingo.

O nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, antecipa um sábado fresco e um domingo ligeiramente mais quente. A amplitude térmica diária continua em evidência, com dias relativamente amenos e noites muito frias, notando-se um acentuado arrefecimento noturno.

No domingo as nortadas vão continuar, prevendo-se uma subida generalizada das temperaturas e a transição para um estado do tempo mais estável.

Na metade setentrional, estão previstos aguaceiros para o Minho e Douro Litoral ao início da tarde de sábado (13), além de períodos de céu muito nublado. O termómetro registará -1 ºC de mínima na Guarda e não passará dos 15 ºC em Aveiro. Nas restantes regiões teremos períodos de céu nublado, com algumas abertas. Já na metade austral, onde se enquadram o Alentejo, Setúbal e o Algarve, deverá vigorar céu limpo. Por ali, a temperatura máxima alcançará os 19 ºC, em lugares como a cidade de Faro. Neste dia, o vento do quadrante Norte ou Noroeste soprará moderado, apresentando rajadas até 30 km/h, sendo que poderá chegar aos 40 km/h nas terras altas do Centro e do Sul.

Para domingo (14), as nortadas vão continuar, estimando-se uma subida generalizada das temperaturas e a transição para uma estabilização no estado do tempo. O termómetro vai chegar aos 15 ºC de máxima no Porto, 18 ºC em Lisboa e 19 ºC em Faro. O céu vai estar muito nublado em Trás-os-Montes e Alto Douro, sendo que no resto do país estará limpo ou pouco nublado. Não obstante, alguns aguaceiros fracos poderão cair, mais a oeste, no Minho.