Tempo no fim de semana: chuva, nebulosidade e risco de trovoada

A semana chega ao fim após alguns dias de calor abrasador. Que tempo teremos este fim de semana? As temperaturas baixam e a chuva volta com risco de trovoada. Onde e até quando? Espreite a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 12 Jul. 2019 - 15:08 UTC
Um verão intermitente. Vaivéns de chuva, granizo e trovoada alternando com o calor abrasador. Sirva-se do guarda-chuva!

Após uma semana marcada pela presença de um ambiente tórrido, seco e abafado, de calor abrasador na maioria do território continental, quer litoral, quer interior, ainda que com maior ênfase no interior devido ao efeito da continentalidade, que tempo fará este fim de semana em Portugal continental?

Como referimos na previsão semanal, a presença em altitude de uma bolsa de ar frio, contribuiu para o posicionamento atroz do calor forte sentido esta semana no nosso país. Segundo projeta neste momento o modelo ECMWF, também ela, será a que provocará a ocorrência de aguaceiros de carácter persistente e trovoadas localmente intensas durante o final desta sexta-feira e madrugada de sábado, arrastando-se até às primeiras horas da manhã nas áreas do litoral Norte e Centro.

As poeiras que se fizeram sentir, em resultado do arrastamento por força geopotencial desde o norte de África vão dissipar-se, dando lugar à chuva, atividade elétrica e possivelmente novas quedas fortes de granizo.

No sábado, a instabilidade atmosférica deslocar-se-á para norte em termos latitudinais e para este, causando um tempo ‘menos agradável’ na região Norte, especialmente Trás-os-Montes e Alto Douro e já com menor intensidade no Minho e no litoral Centro. A temperatura máxima e mínima vai também registar uma descida drástica, cerca de 5 ºC a 8ºC em apenas 24 horas especialmente de Coimbra para sul.

Verão intermitente

Especificamente na região do Algarve, onde não chovia de forma significativa desde Janeiro, há previsão de chuva fraca (podendo acumular 1 l/m2) entre hoje e domingo. A manhã será de céu muito nublado e alguma chuva fraca durante a manhã, com o sol a surgir mais consistentemente pela tarde. O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, atingindo por vezes rajadas de 45 km/h.

Para domingo prevê-se subida ligeira das temperaturas. Os termómetros vão registar temperatura máxima de 24 ºC no Porto, 31 ºC em Bragança, 26 ºC em Lisboa, 32 ºC em Portalegre, 32 ºC em Beja e 27 ºC em Faro. Os mapas do tempo antecipam céu muito nublado no litoral norte e centro e pouco nublado no resto do país. Nos territórios do interior norte e centro do continente, especialmente no distrito da Guarda, as nuvens de desenvolvimento vertical poderão descarregar chuva fraca e pouco persistente ao longo do dia.

O vento soprará tendencialmente de oeste, aumentando de intensidade com o decorrer das horas. Poderá girar para noroeste ou sudoeste, conforme a localização geográfica. Registará rajadas entre 30 a 50 km/h. É caso para dizer que estamos a viver um verão intermitente... para este segundo fim de semana de julho, sirva-se do guarda-chuva!

Publicidade