Tempo no fim de semana arrefece e traz chuva

O tempo vai arrefecer no fim de semana. Devido à passagem de uma depressão que atingirá sobretudo o norte do país, a chuva fraca regressa a Portugal continental. Saiba onde!

Alfredo Graça Alfredo Graça 16 Ago. 2019 - 12:48 UTC
Prevê-se chuva fraca e muita nebulosidade no litoral Norte e Centro e em alguns pontos do interior Norte. Foto de Daniel Sousa, Óbidos.

Neste fim de semana em Portugal continental, o tempo vai arrefecer ligeiramente com pequena descida das temperaturas máximas e mínimas e além disso, a chuva vai voltar a terras lusas. O calor permanece em solo nacional mas com menor intensidade.

Analisando a atual carta sinótica verifica-se que o anticiclone dos Açores, centro barométrico de altas pressões vai reforçar o seu posicionamento a noroeste do nosso país, mantendo um padrão atmosférico de tempo estável e relativamente quente e seco. Realce-se, contudo, algumas exceções, sobretudo no domingo dia 18, numa previsão que só diz respeito a alguns territórios: a nebulosidade vai adensar-se, e especialmente a chuva vai voltar, acumulando precipitação no litoral Norte, em pontos dispersos do interior Norte e algumas localidades do litoral Centro.

Nesta sexta-feira, primeiro dia da segunda quinzena de agosto, temos céu limpo em todo o país, exceto alguma nebulosidade alta no litoral Centro a rondar o distrito de Leiria. As temperaturas permanecem elevadas em todo o país, com tempo mais fresco no litoral Norte. O vento soprará moderado a forte do quadrante Norte, girando por vezes para Noroeste.

Na jornada de amanhã teremos períodos de céu muito nublado ao longo de todas as localidades enquadradas na faixa atlântica, exceto no litoral alentejano e no litoral ocidental algarvio. Devido à espessa nebulosidade cuja tendência será para um progressivo adensamento, não é de descartar a possibilidade de ocorrência de chuviscos nestas áreas. A temperatura máxima vai registar uma ligeira subida, mas nada de extraordinário. O vento soprará moderado a forte do quadrante Norte, por vezes girando para Noroeste ou Oeste.

Tempo arrefece e chuva regressa

No domingo antecipa-se céu limpo no Algarve, na metade oriental do distrito de Beja e no distrito de Portalegre. Nebulosidade alta sobre Évora e o resto do país terá períodos de céu muito nublado ou ocorrência de aguaceiros fracos a alternar com algumas abertas. Será o dia mais instável do ponto de vista atmosférico previsto a curto prazo. Na região do Minho será onde choverá mais, com 8 l/m2 acumulados em 24 horas. Em resultado de uma depressão que cruzará o noroeste do nosso país, esta vai descarregar aguaceiros que farão lembrar a primavera em pleno mês de agosto.

Também vai precipitar chuva suave de forma dispersa em localidades do interior Norte e do litoral Centro. Os termómetros neste dia vão registar uma descida acentuada, especialmente das máximas, atingindo 21 ºC no Porto, 26 ºC em Viseu, 28 ºC em Lisboa, 31 ºC em Castelo Branco, 27 ºC em Setúbal e 33 ºC em Faro. O vento soprará moderado, por vezes forte, do quadrante Norte girando por vezes para Oeste, especialmente no interior Norte.

Publicidade