Tempo esta semana: sol em quase todo o país!

Esta semana o nosso país continuará a ser afetado pela presença de um bloqueio anticiclónico, sinónimo de ausência de chuva e tempo soalheiro. Confira a previsão!

Semana em Portugal continental marcada por tempo soalheiro devido às altas pressões exercidas pelo bloqueio anticiclónico.
Semana em Portugal continental marcada por tempo soalheiro devido às altas pressões exercidas pelo bloqueio anticiclónico.

Para amanhã, prevê-se uma pequena alteração no panorama meteorológico em relação ao dia de hoje que continua a ser caracterizado por um sistema de altas pressões, sinónimo de alta de temperaturas e completa ausência de precipitação. Na verdade, além do adensar da nebulosidade em todo o território, espera-se a queda de chuva fraca com especial impacto na região Norte e em particular nas regiões minhota e do Douro Litoral. Com o decorrer das horas, a precipitação estender-se-á para Sul e para Este, tendo impacto na maioria das terras a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Nesse momento, os solos serão polvilhados por aguaceiros de fraca intensidade, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real. Quanto ao vento, soprará fraco a moderado (30 km/h) proveniente do quadrante oeste, tendendo a aumentar de intensidade em particular nas terras altas. Ao longo do dia, o vento não só aumentará de intensidade soprando forte (45 km/h) como será caracterizado por nortadas.

Devido à significativa amplitude térmica, no período da noite os portugueses vão sentir um acentuado arrefecimento noturno, por força da descida radical das temperaturas. Em alguns locais, de grandes vales e rios a propensão ao aparecimento de nevoeiro será maior. Em termos gerais, ocorrerá um ligeira descida da temperatura.

Na quarta-feira prevê-se que o céu comece a perder nebulosidade, tornando-se progressivamente pouco nublado ou limpo nas regiões Centro e Sul. No Norte, as nuvens irão perdurar. A possibilidade de chuva é real na região Norte, embora apenas sob a forma de chuviscos. O vento soprará fraco a moderado, do quadrante norte, sendo forte na linha de costa ocidental pela existência de rajadas de 65 km/h. À noite, sentir-se-é uma descida radical das temperaturas. Em geral, o dia será caracterizado por nova descida da temperatura, em especial da máxima.

Subida da temperatura e sol a partir de quinta-feira

Na quinta-feira o céu estará praticamente limpo em todo o país, com vento fraco a moderado de nordeste. Por vezes soprará forte nas terras altas (40 km/h) durante a manhã. Espera-se igualmente que os termómetros registem uma pequena subida da temperatura máxima em vários distritos, como por exemplo na Guarda e em Lisboa. Para sexta-feira, além de ausência de chuva, a temperatura sofrerá ligeiro aumento novamente, com o país em geral a ser invadido por um tempo primaveril ligeiramente precoce.

Nos Arquipélagos, os Açores terão uma semana caracterizada pela presença de nebulosidade espessa, com possibilidade de chuva fraca em Ponta Delgada e temperatura máxima na ordem dos 16 ºC. No Funchal, vai chover de forma fraca durante quase toda a semana, com temperatura máxima a oscilar entre 17 ºC e 19 ºC e vento predominante de nordeste.