Tempo esta semana: sol, calor e estabilidade perduram, até quando?

Estamos há vários dias sem receber qualquer precipitação em Portugal continental. A seca meteorológica agrava-se, e para já, parece que o sol, o calor e as altas temperaturas vão continuar. Mas será que há mudanças à vista? Confira a previsão!

Sol; calor; montanhas;
O tempo no nosso país tem estado impressionantemente estável, quente e soalheiro. Há mudanças meteorológicas em perspetiva?

Outra semana de setembro iniciou, com fortes indícios da manutenção do tempo a que temos assistido nos últimos tempos: uma situação meteorológica bastante estável, de tempo muito quente e seco, com temperaturas superiores ao habitual nestas datas e níveis de precipitação inexistentes.

A médio prazo, daqui a cerca de uma semana, perspetiva-se um enorme volte-face na mudança do estado do tempo em Portugal continental, com as cartas sinóticas do modelo ECMWF a desenharem a possível formação de uma Depressão isolada em altitude (gota fria). No entanto, até lá não existirão novidades do ponto de vista meteorológico.

O tempo de sol e muito calor, com persistência de anomalia da temperatura, prolongar-se-á durante mais esta semana

A semana será marcada por mais sol e calor

Para amanhã, estima-se uma jornada soalheira, com o calor a manter-se de norte a sul do país, evidenciando-se as elevadas temperaturas, sobretudo nas regiões Centro e Sul. O constante bombear das altas pressões atmosféricas derivadas do anticiclone dos Açores resulta nesta situação sinótica de enorme estabilidade nas nossas latitudes. Teremos um ambiente seco e abafado, que agravará o risco de incêndio. O vento será particularmente intenso, soprando moderado a forte, quase sempre do quadrante Leste e por vezes de Nordeste. A rajada máxima de vento atingirá os 55 km/h, por exemplo, na região de Trás-os-Montes.

Nos dias 9 e 10, prevê-se um cenário preenchido pelo sol e com alguns períodos nublados. Estima-se descida das temperaturas máximas em toda a faixa do litoral, sendo que, por outro lado, deverá ocorrer uma subida das temperaturas no interior. Prevê-se máxima de 27 ºC para a cidade do Porto e para a capital Lisboa, e máxima de 28 ºC para a capital do Algarve.

O vento rodará para o quadrante Norte, diminuindo consideravelmente de intensidade em relação a este início da semana, o que prolongará durante mais alguns dias um panorama meteorológico estável, sem qualquer perturbação atmosférica como o aparecimento de chuva. Poderá surgir nebulosidade a espaços, mas o sol predominará ao longo da maioria dos dias da semana.

Sexta-feira traz descida das temperaturas

Para a próxima sexta-feira, dia 11, antecipa-se para o continente luso, uma descida das temperaturas máximas, com pouca variação das mínimas. No entanto, o ambiente continuará ameno e a providenciar boas oportunidades para um passeio de fim de tarde junto à praia, ou para banhos no mar, em especial no litoral algarvio (parte sul e ocidental) e a sul do cabo Raso.

E nos Arquipélagos?

Nos Açores, a temperatura não vai registar grandes oscilações em relação aos últimos dias, prevendo-se máximas entre os 20 ºC e os 24 ºC, desde o Grupo Ocidental até ao Grupo Oriental. O protagonista meteorológico desta semana será a chuva, que vai acumular uma quantidade impressionante. É provável que até quinta-feira se acumulem cerca de 18 mm de precipitação no Grupo Ocidental, e talvez um pouco menos nos restantes. No Arquipélago da Madeira antecipa-se um ambiente ameno, de temperatura máxima entre 24 ºC a 26 ºC, com períodos soalheiros a alternar com outros nublados.