Tempo esta semana: pouca chuva, bastante nebulosidade!

Ontem e hoje foram dias de exceção em relação ao tempo que tem primado no mês de fevereiro. Se hoje ainda poderá chover, que tempo fará no resto da semana? Espreite a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 18 Fev. 2019 - 12:56 UTC
Numa semana inicialmente marcada por aguaceiros, a nebulosidade dominará o panorama meteorológico a nível nacional.

Para amanhã, terça-feira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, com tendência à dissipação das nuvens nas áreas do litoral das regiões Norte e Centro. A previsão aponta para uma progressiva dispersão da nebulosidade destes territórios, sobretudo a partir do final da tarde. No entanto existe uma pequena possibilidade da ocorrência de aguaceiros de fraca intensidade na região Sul e no interior Norte e Centro durante a tarde.

O vento soprará do quadrante norte com moderada intensidade até cerca de 30 km/h, incidindo em particular na linha de costa ocidental, sobretudo durante a manhã. Nos territórios do interior serão propícias as condições para a formação de nevoeiro matutino, onde aliás poderá formar-se gelo e geada nalguns destes locais. O arrefecimento noturno será notório, contribuindo uma vez mais para um cenário de destacada amplitude térmica diária. A temperatura máxima vai subir ligeiramente em todo o país, com ênfase nas terras do interior.

Na quarta-feira os modelos apontam para a ausência total de precipitação, pese embora a elevada concentração de nuvens num céu que poderá alternar ao longo do dia em tons de cinza claro e cinza escuro. A aparição de nevoeiro no período da manhã será uma inevitável realidade. Quanto ao vento, proveniente de sueste, inicialmente soprará fraco no período da manhã, aumentando nas horas posteriores de intensidade ficando moderado (35 km/h), especialmente no Algarve. Nos restantes territórios, virá de este e soprará fraco. No que diz respeito à temperatura, o termómetro registará novamente uma ligeira subida da temperatura máxima, com o distrito do Porto a registar 15 ºC e Lisboa a atingir os 16 ºC.

Na quinta-feira a manifestação de desaparecimento progressivo da nebulosidade continuará a ser uma realidade, mostrando-se céu pouco nublado ou limpo. Neste dia o vento aumentará de intensidade, soprando moderado até 30 km/h de leste. No Algarve e nas terras altas, soprará forte por volta de 40 km/h. Nevoeiro matinal é esperado em certos locais do nordeste transmontano, bem como a formação de geada em maioria do interior português. Uma vez mais, a temperatura registará uma ligeira subida, com especial enfoque no litoral Norte.

Na sexta-feira o cenário meteorológico previsto será de céu praticamente limpo em todo o território continental, com a continuidade de vento moderado a forte, de quadrante leste, a apresentar maior incisividade na costa sul portuguesa (Algarve).

Açores e Madeira: um cenário radicalmente distinto

Nos territórios insulares o tempo esta semana será radicalmente distinto, especialmente no arquipélago dos Açores onde se prevê que haja um mini-temporal com o auge deste processo a ocorrer na quarta-feira (20). Prevêem-se aguaceiros de moderada intensidade ao longo da semana em Ponta Delgada, muita chuva portanto, com a acrescida presença de trovoada no dia de quarta-feira somando 40 mm de precipitação só neste dia, devendo chover pelo menos até ao próximo domingo, com temperaturas a descer progressivamente ao longo da semana, situadas entre os 14 ºC e os 18 ºC.

Na Madeira não será tanto assim, aliás espera-se um cenário bastante diferenciado comparativamente aos Açores, de céu nublado ou muito nublado, sem contudo chegar a contrair precipitação. Vento soprará nos primeiros dias do quadrante norte, girando para sul a meio da semana e diminuindo ligeiramente de intensidade, com temperaturas de 17 ºC/18 ºC.

Publicidade