Tempo esta semana: onde estás Inverno?

O Inverno estará maior parte dos dias a manifestar-se de forma “ausente”, devido ao forte domínio do anticiclone dos Açores que resulta em termos gerais na ausência de precipitação e aumento das temperaturas.

Alfredo Graça Alfredo Graça 11 Fev. 2019 - 07:30 UTC
Numa semana dominada pelo anticiclone dos Açores, vários locais registarão um aumento da temperatura, chegando mesmo aos 20 ºC.

Esta semana, numa previsão meteorológica alargada a todo o continente português, será um belo exemplo da influência do anticiclone, com um leve cheiro a Primavera. Este tempo resulta da continuidade do domínio das altas pressões na Europa (em termos simples resulta na ausência praticamente total de chuva), que por conseguinte provoca adveção do ar quente oriundo do norte de África.

Quanto às temperaturas, em função da “estabilidade” atmosférica conjugada pelo ar quente do Norte de África com as altas pressões, registarão um aumento generalizado sendo que em vários pontos do país as máximas atingirão mesmo 20 ºC. Um leve toque primaveril está já a ser polvilhado no caldo atmosférico ibérico.

Aumento progressivo das temperaturas até quinta-feira

Para amanhã, o céu estará limpo em todo o país, com exceção de grande parte do distrito de Beja, como Ourique e Cuba, e a região algarvia com a parte oriental entre São Brás de Alportel e Faro, e Alcoutim e Vila Real de Santo António a ser dominada pela nebulosidade.

Vento fraco do quadrante leste, aumentará de intensidade ficando moderado, até 30 km/h. A neblina matinal formar-se-á mas apenas em alguns pontos da região Sul, sobretudo os que têm nuvens. Ainda assim, nas horas noturnas será notório um acentuado arrefecimento das temperaturas o que resulta numa notável amplitude térmica diária, especialmente nas terras do interior, fruto do efeito da continentalidade.

Também nestes locais será propícia a formação de geada, quer no Norte quer no Centro. Registar-se-á uma ligeira subida da temperatura máxima na faixa litoral que se estende de Viana do Castelo (14 ºC para 15 ºC) a Setúbal (15 ºC para 18 ºC). Em toda a região alentejana as temperaturas sofrerão um aumento na ordem dos 2 ºC a 3 ºC com destaque para os 19 ºC do distrito de Beja.


Na quarta-feira praticamente não há grandes novidades. O céu estará limpo em todo o país, alargando-se desta vez também à região Sul. O vento intensificará ligeiramente, soprando entre 25 a 35 km/h, mantendo a tendência do quadrante leste. A temperatura máxima registará novo aumento, com destaque para o Porto (17 ºC), Coimbra (20 ºC) e Leiria (19 ºC).

Na quinta-feira as temperaturas sofrem novo aumento, ainda que ligeiro em todo o país, sendo que muitos locais atingirão os 20 graus Celsius (Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria). O termómetro na capital atingirá os 17 ºC. O vento vai alterar a toada, girando para sueste e aumentando de intensidade com velocidade até 40 km/h, especialmente no Algarve e nas terras altas.

Tempo nas Ilhas

Nos Açores a precipitação será uma realidade ao longo de quase toda a semana (até quinta-feira), aumentando em quantidade progressivamente e atingindo o auge na quarta-feira, com quase 20 mm de precipitação. Aliás, neste dia os ventos soprarão de forma louca podendo atingir 100 km/h em certos momentos do dia, especialmente na ilha de São Miguel. Na sexta-feira o céu estará pouco nublado. As temperaturas andarão na ordem dos 18 ºC baixando para 13 ºC na quinta-feira.

No Funchal predominará o céu pouco nublado, com tendência ao aumento progressivo da máxima nos próximos dias. Na quinta-feira, vento soprará forte de sudoeste e choverá em regime fraco, atingindo neste dia os 20 ºC.

Publicidade