Tempo esta semana: nortada, calor e temperatura a subir até aos 37 ºC

Agosto tem estado consideravelmente mais fresco que o habitual mas segundo as projeções do modelo ECMWF, o tempo vai mudar. Sol abundante e muito calor em Portugal continental? Espreite a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 12 Ago. 2019 - 12:25 UTC
Tempo mais quente, seco e estável vai estabelecer-se em Portugal continental esta semana, apesar das nortadas. Hora de ir para a praia!

O verão não tem estado tão quente e estável como o habitual e portanto o tempo pouco apetecível se apresenta para quem de férias vai, sobretudo para os destinos de praia. Nas últimas horas e ao longo dos próximos dias, a chegada de uma massa de ar amena, seca e estável proporcionará a estabilidade do padrão atmosférico que repousará sobre Portugal continental. Assim, as temperaturas vão subir progressivamente ao longo da semana, mesmo em pontos do litoral Oeste e claro, adquirindo maior expressão nos territórios do interior do país.

Beira Baixa, Alentejo e Algarve serão as regiões mais quentes, com máximas que poderão atingir até 37 ºC, em localidades dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e na metade oriental do distrito de Faro. O vento continuará tendencialmente a soprar ora de norte ora de noroeste, fraco a moderado, por vezes forte, sobretudo em áreas com maior altitude e de forte exposição ou em áreas junto ao mar. As nortadas vão contribuir para o agudizar da sensação térmica na medida em que os portugueses irão sentir mais frio do que aquele que realmente está.

Com base no modelo ECMWF, a atual carta sinótica revela-nos o estabelecimento dum enfraquecido anticiclone dos Açores posicionado a oeste de Portugal continental, que se estende em crista influenciando o padrão do estado de tempo no nosso país, trazendo as altas pressões, o calor (empurrado pela depressão térmica do norte de África), e a estabilidade do tempo estival.

Hoje o dia terá períodos de céu nublado, com algumas abertas. O vento soprará de noroeste moderado a forte, com rajadas até 65 km/h. Já iremos sentir uma ligeira subida da temperatura. Amanhã prevêem-se períodos de céu nublado ou muito nublado, com dissipação progressiva da névoa a dar lugar a céu parcialmente nublado ou limpo. Vento de noroeste soprará moderado a forte com rajadas máximas entre 50 e 65 km/h, com especial intensidade no litoral Oeste. A temperatura máxima vai subir, com destaque para as localidades do interior Centro e Sul.

Para a jornada de quarta-feira antecipa-se céu limpo em todo o país, exceto no litoral Centro onde poderá gerar-se alguma neblina ou nevoeiro matinal nos distritos de Coimbra e Leiria. Haverá lugar para um novo incremento dos valores marcados nos termómetros portugueses e o vento continuará a soprar moderado, por vezes forte, do quadrante Norte com rajadas máximas a oscilar entre 40 e 55 km/h, novamente com maior expressão no litoral Oeste.

Quinta e sexta-feira, os dias mais quentes

No final da semana o tempo quente e seco predominará, com destaque nas localidades do interior, apresentando máximas entre 33 ºC e 37 ºC em vários pontos das regiões da Beira Baixa, Alentejo e Algarve oriental.

Para quinta e sexta-feira o céu deverá estar limpo em quase todo o país, ainda que com alguma nebulosidade a persistir no litoral Oeste entre os distritos de Viana do Castelo e Lisboa. Vento soprará tendencialmente do quadrante norte, de forma moderada e as máximas serão de 23 ºC no Porto, 29 ºC em Viseu, 27 ºC em Coimbra, 28 ºC em Lisboa, 37 ºC em Beja e 30 ºC em Faro. Prepare o fato de banho e o guarda-sol!

Publicidade