Tempo esta semana: nebulosidade persiste, seguida de sol e muito calor

Esta semana em Portugal continental a atmosfera será influenciada pelo anticiclone posicionado a oeste do nosso país, resultando em tempo ameno, estável e parcialmente nublado. O calor vai chegar com intensidade... Quando? Confira a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 15 Jul. 2019 - 16:02 UTC
A semana inicia com céu nublado mas prevê-se uma quinta-feira de sol e calor.

Após um fim de semana relativamente instável, marcado pela presença de trovoada e chuva no litoral Centro e pontos da região Norte bem como uma severa tempestade de granizo na região de Trás-os-Montes, com enfoque em várias localidades do distrito de Bragança, que tempo fará esta semana em Portugal continental?

O verão continua intermitente, manifestando-se timidamente e em pleno mês de julho, os únicos dias genuinamente quentes e que fazem jus à época estival, ocorreram na semana passada quando os termómetros atingiram valores perto dos 40 ºC em vários pontos do país, especialmente no interior.

O fim de semana trouxe aguaceiros, trovoada e granizo mas a depressão que cruzou o nosso país de forma efémera dissipou-se ontem, dando lugar a um estado de tempo na semana que hoje começa que, com base na projeção estabelecida pelo modelo ECMWF será caracterizada pela estabilidade do tempo e por valores de temperatura normais para o verão.

Analisando a atual carta sinótica, antecipa-se o posicionamento de um anticiclone a oeste do nosso território continental que exercerá altas pressões na atmosfera, resultando num tempo estável e relativamente ameno. Relativamente porque se nas áreas do litoral o tempo resultará ameno, no interior o calor será significativamente maior, como consequência da provável canícula que começa a instalar-se do lado de lá da fronteira.

Quinta-feira, um dia quente e soalheiro?

Para amanhã o panorama meteorológico será de céu pouco nublado, com maior pendor da nebulosidade nos territórios da linha de costa ocidental compreendidos entre os distritos de Viana do Castelo e Lisboa. O calor aumenta à medida que caminhamos de norte para sul e do litoral para o interior, resultando de fatores hipsométricos, latitudinais e da continentalidade.

O vento, constante massa de ar em movimento, soprará moderado a forte do quadrante oeste e o mar estará calmo, com ondas a nunca superarem os 2 metros de altura, quer na costa ocidental, quer na costa algarvia. Para quarta-feira não se prevêem grandes mudanças no tempo, com a nebulosidade a persistir e um ligeiro decréscimo das temperaturas um pouco por todo o país.

O vento manterá a tendência de soprar moderado a forte, alterando ocasionalmente a direção para as conhecidas nortadas. Não se descarta a hipótese de chuviscos nas próximas 48 horas. Na quinta-feira o modelo de previsão Europeu destaca céu limpo praticamente em todo o continente. De norte a sul, o sol brilhará com intensidade, surgindo sorridente no firmamento. De momento, projeta-se céu pouco nublado nos distritos de Viseu, Coimbra e Leiria.

O vento diminuirá de intensidade, soprando fraco a moderado de noroeste. Neste dia, a temperatura máxima será de 25 ºC no Porto e 31 ºC em Braga, 26 ºC em Lisboa e 31 ºC em Santarém, 34 ºC em Beja e 25 ºC em Faro. Prevê-se uma sexta-feira muito quente na região Sul e interior das regiões Norte e Centro, e um dia ameno e com períodos de céu nublado no litoral.

Publicidade