Tempo esta semana: muita chuva e trovoada a caminho!

Após um fim de semana de Páscoa estival, com sol e calor a condizer, antecipa-se uma semana bastante chuvosa em Portugal continental, acompanhada de trovoada, vento e neve. Confira a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 22 Abr. 2019 - 11:45 UTC


A semana será marcada pela queda de bastante precipitação, acompanhada por vezes de trovoadas, com destaque nas regiões Norte e Centro.

O panorama meteorológico vai alterar-se drasticamente já a partir de hoje. Esta semana antecipa-se a chegada de muita precipitação em todo o país, neve a cotas médias e altas e vento intenso. Recorrendo à leitura das cartas sinóticas, nomeadamente pela análise do modelo ECMWF, verifica-se a iminente chegada de uma depressão vinda do Atlântico Norte, com o estabelecimento de uma perturbação frontal a partir de hoje, que se deslocará sobre o território nacional ao longo dos próximos dias. Associado à depressão, inevitavelmente virá a instabilidade atmosférica, ar frio empurrado pela vinda de uma massa de ar polar.

Este cenário meteorológico será, sem dúvida, estimulado pela existência de um núcleo de baixas pressões a deslocar-se com proveniência da Gronelândia, puxando ar polar em direção à nossa latitude. Ao longo dos próximos dias, o país será atravessado por várias frentes frias e linhas de instabilidade vindas do Atlântico que provocarão impactos na atmosfera. Assim, as consequências no estado de tempo serão visíveis não só pela descida abrupta das temperaturas como também na queda de precipitação em grandes quantidades, resultando em acumulados bastante significativos de chuva em poucos dias na maioria dos territórios portugueses, destacando-se as regiões Norte e Centro.

Por esta razão, a neve também deverá cair nas cotas dos 800/900 metros, com especial incidência nas serras Peneda-Gerês, Montesinho e Estrela, podendo acumular quantidades interessantes. Hoje teremos um dia marcado pela nebulosidade e alguns aguaceiros a partir da tarde estimulados pela vinda da massa de ar polar e pela frente fria.

Amanhã o tempo será caracterizado pela instabilidade atmosférica, com ocorrência de aguaceiros, fortes e intensos e acompanhados de granizo e possivelmente de trovoada, espalhados por todo o país. As temperaturas máximas serão de 16 ºC em Faro, 13 ºC em Évora e Coimbra, 14 ºC em Lisboa, 9 ºC na Guarda, 11 ºC em Bragança e 12 ºC no Porto e em Braga. A amplitude térmica diária será visível resultando então num drástico arrefecimento noturno.

Quarta e quinta-feira: os dias mais chuvosos e instáveis

Para quarta-feira (24), o tempo será caracterizado pela passagem de mais uma frente fria, com períodos de chuva forte (aguaceiros) com maior intensidade e duração no Norte e Centro do país, podendo novamente ocorrer queda de granizo e trovoada. A Sul também choverá mas de forma mais ligeira. O vento proveniente do quadrante Sul, girando posteriormente para Oeste, será moderado a forte em todo o país, com rajadas entre os 70 e 90 km/h. Será um dia marcado por vendavais. As temperaturas máximas vão subir em média 1 a 2 ºC em Portugal continental.

Na jornada de quinta-feira, as baixas pressões continuarão a exercer o seu domínio com chuva a cair de forma intensa em toda a região Norte e também em Coimbra, mas à medida que nos deslocamos para Sul a chuva cairá progressivamente em quantidades menores. Céu nublado ou bastante nublado em todo o país. O vento soprará moderado a forte proveniente do quadrante Oeste, podendo ter rajadas até 70 km/h. Na sexta-feira já se antecipa estabilização do estado de tempo, com pouca ou nenhuma precipitação, ganhando terreno a possível subida das temperaturas ao longo dos dias seguintes.

Publicidade