Tempo esta semana: inicia ameno, acaba com temperatura perto dos 40 ºC

Tal como previsto na nossa projeção do tempo para a segunda quinzena de agosto, o calor estival surgirá em força em Portugal continental. Saiba aqui onde e quando fará mais calor esta semana.

Alfredo Graça Alfredo Graça 19 Ago. 2019 - 12:28 UTC


Esta semana será das mais quentes do verão 2019 em Portugal continental. Muito sol e dias tórridos.

Nesta segunda-feira o tempo em Portugal continental seguirá a tendência amena dos últimos dias, com alguma nebulosidade a média e elevada altitude nos distritos das regiões Norte e Centro, especialmente nas áreas mais próximas ao Atlântico. Antecipa-se subida ligeira das temperaturas já amanhã e com maior ênfase a partir de quarta-feira, atingindo valores térmicos bem superiores aquilo que temos experienciado este verão.

Com base na leitura obtida a partir do modelo Europeu de previsão (ECMWF), a atual situação sinótica permite visualizar o estabelecimento dum centro de altas pressões barométricas a reforçar progressivamente o seu posicionamento, neste caso o anticiclone dos Açores, que colocado a oeste de Portugal continental vai exercendo e alargando a influência da sua crista na circulação do padrão atmosférico que nos diz respeito. Assim, se para já a semana inicia amena, amanhã o tempo aquecerá e depois as temperaturas mínimas e máximas seguirão em crescendo em todo o território nacional. Teremos uma semana de sol e dias tórridos!

Hoje o dia terá períodos de céu muito nublado nas regiões Norte e Centro, com progressiva dissipação da névoa que dará lugar a abertas. Na região Sul teremos céu praticamente limpo. O vento manterá a tendência da última semana, soprando moderado a forte de Norte, por vezes de noroeste com rajadas máximas de 60/65 km/h. Para amanhã prevê-se céu limpo em todo o país, o vento diminuirá ligeiramente de intensidade soprando moderado a forte no litoral Oeste e em alguns pontos dispersos do litoral algarvio. A temperatura subirá ligeiramente em todo o país.

A partir de quarta-feira, temperaturas sobem exponencialmente

Na jornada de quarta-feira a nebulosidade voltará a circular por grande parte do território nacional, com períodos de céu muito nublado nas regiões Norte e Centro, mas dissipando-se gradualmente conforme o dia for passando. No litoral Sul poderão observar-se algumas nuvens altas. O vento diminuirá novamente de intensidade, dando azo à subida da temperatura. Soprará fraco, por vezes moderado de Noroeste. Os termómetros vão registar uma ascensão acentuada dos valores. As noites serão genuinamente quentes, de cariz tropical até, com elevado índice UV durante o dia, com sensação térmica de tempo quente, seco e abafado.

Na quinta-feira teremos um dos dias mais quentes da semana e em todo o mês de agosto, com os termómetros a registarem máximas de 31 ºC no Porto, 34 ºC em Braga, 31 ºC em Lisboa, 35 ºC em Portalegre, 36 ºC em Évora e 30 ºC em Faro. Vento soprará fraco, por vezes moderado, do quadrante este girando posteriormente para Noroeste.

O céu neste dia pintará pouco nublado ou limpo sendo um dos dias mais apelativos para ir à praia ou simplesmente realizar atividades ao ar livre. Aproveite! Para sexta-feira projeta-se um dia muito semelhante ao de quinta-feira, quente, céu pouco nublado ou limpo e ideal para passear.

Publicidade