Foi 'sol de pouca dura', chuva volta esta semana!

Depois de um domingo chuvoso, hoje brilhou o sol. Os modelos antecipam a chegada de chuva já para amanhã no litoral norte, alastrando-se posteriormente a outras regiões de Portugal continental. Descubra aqui se vai chover na sua cidade!

Alfredo Graça Alfredo Graça 09 Dez. 2019 - 20:21 UTC
A chuva regressa a Portugal esta semana, com maior intensidade na quarta e na quinta-feira. Conduza com precaução!


A semana será de tempo frio e chuvoso, muitas nuvens e algum vento, ou seja, vamos experienciar as condições meteorológicas típicas desta altura do ano. Em pleno dezembro, a segunda semana do 12º mês do ano será marcada pela presença de chuva fraca a moderada em praticamente todo o território, com algumas abertas a alternar com aguaceiros dispersos e repartidos irregularmente em termos geográficos.

Segundo prevê o modelo Europeu, a semana caracterizar-se-á por temperaturas acima da média, estando ligeiramente mais quente do que o ‘normal’. A reforçar esta tónica, os níveis de precipitação também vão ser inferiores ao habitual padrão do tempo (com exceção da região do Minho). Assim, o tempo em dezembro está a revelar a faceta variável que tínhamos antecipado na nossa previsão mensal.

Quando vai chover mais?

Com base no modelo ECMWF, o anticiclone posicionado a oeste do continente continua a ser dominante no tempo que se abaterá sobre Portugal continental. As altas pressões (anticiclónicas) são sinónimo de tempo seco e estável. Ainda assim, a forte passagem de sucessivas depressões (baixas pressões ciclónicas) a norte do nosso país, junto à Irlanda e ao Reino Unido, derivam em sistemas frontais pouco evoluídos cujos vestígios deixarão chuva fraca em solo lusitano, especialmente o Norte e Centro.

Até sexta-feira 13, a chuva invadirá todo o território continental, à exceção do Baixo Alentejo e do Algarve. Lá só reinará o frio e possíveis geadas matinais. Os termómetros vão registar temperaturas dentro ou acima dos valores de referência. A única exceção serão o litoral alentejano e o barlavento algarvio, onde estará ligeiramente mais frio. Um dos dias mais gélidos da semana será quarta-feira 11, com temperatura mínima perto dos 0 ºC nos distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco, e com temperatura máxima de 13 ºC no distrito do Porto, 15 ºC no de Lisboa e 18 ºC no de Faro.

A chuva regressa a Portugal continental amanhã, dia 10, ao Minho e ao distrito do Porto de forma suave, alastrando-se ao resto da região Norte e ao Centro do país na jornada de quarta-feira. Teremos vento Sul a soprar moderado a forte, com especial impacto no norte do país. Porém, é na quinta-feira que a precipitação aumentará de intensidade e cadência, fazendo-se notar na maioria das localidades portuguesas, por vezes surgindo de forma moderada.

Na sexta-feira prevê-se que o rimo de chuva abrande, com o sol a surgir e a brilhar mais vezes. O vento soprará tendencialmente de Norte/Noroeste e/ou Oeste a partir de quarta-feira, de forma moderada e com rajadas máximas de 50 km/h. Nunca abandone o guarda-chuva, vai precisar dele várias vezes!

Publicidade