Tempo esta semana: chuva e trovoada primeiro, muito calor depois!

Esta semana calor intenso com temperaturas perto dos 40 ºC compõe o menú do tempo em Portugal continental. Mas antes seremos brindados com chuva e trovoada... até quando? Confira a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 08 Jul. 2019 - 16:48 UTC
Sol e calor chegam finalmente a Portugal este verão! É tempo de ir à praia.

O verão vai finalmente chegar a Portugal! Tal como projetámos na nossa previsão mensal, a segunda semana do mês de julho será particularmente marcada pela subida a pique das temperaturas, pelo calor intenso e o facto dos termómetros atingirem valores perto dos 40 ºC em vários ponto do país, especialmente nos territórios do interior. Na quarta-feira as temperaturas vão disparar para valores de 10 ºC a 13 ºC superiores aos de agora, em grande parte do território continental. Isto arrastar-se-á em princípio até ao próximo domingo.

Uma semana que começa de forma totalmente distinta do que está para vir. Chuvosa, com céu muito nublado e acompanhada de trovoada e granizo na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como em alguns pontos do Minho e da Beira Alta. Hoje, o período crítico da descarga de precipitação e atividade elétrica intensa começou pelas 13h e arrastar-se-á pelo menos até às 20h. O resto do país será afetado por uma nebulosidade intensa, e nos territórios do litoral precipitará em morrinha - chuva miudinha e persistente.


O atual tempo instável e chuvoso, deve-se à passagem de uma depressão em altura que está a cruzar o país, especialmente o Nordeste transmontano que por esta altura já é afetado pela instabilidade atmosférica. É um processo designado de ‘Gota Fria’. Na quarta-feira, os termómetros registarão uma subida potente das temperaturas e o calor genuinamente estival voltará a território nacional.

Para amanhã, o céu permanecerá muito nublado, inclusive na região Sul. Poderão ocorrer ligeiros chuviscos no litoral Oeste, em concreto nos distritos de Coimbra e Leiria. Também no interior Norte, em Vila Real, poderá chuviscar. A nebulosidade dissipa-se posteriormente dando lugar a abertas. O vento soprará moderado a forte do quadrante Norte rodando depois para Noroeste.

Aviso Amarelo devido ao calor

Por força do calor intenso que se fará sentir a partir de dia 10, quarta-feira, o pico do calor para idas à praia, mergulhos no mar e outras atividades ao ar livre, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ativou aviso amarelo entre as 09h00 de dia 10 e as 11h00 de dia 11 nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre e Beja.



Nas primeiras horas de quarta-feira o céu continuará parcialmente nublado, registando uma incrível subida das temperaturas máximas com o termómetro a registar 31 ºC no Porto e 32 ºC em Viseu, 33 ºC em Lisboa e 36 ºC em Castelo Branco, 35 ºC em Évora e 25 ºC em Faro.

Na quinta-feira as temperaturas máximas vão registar nova subida no interior norte, centro e sul do país, sendo que nos territórios mais ocidentais vão sofrer uma ligeira descida, mas o calor e as temperaturas elevadas permanecem. Curiosamente, a região do Algarve continuará a registar tempo de céu nublado e ameno, com temperatura máxima de 25 ºC.

Para sexta-feira espera-se nova subida ligeira das temperaturas máximas, mantendo-se um calor tremendo com o tempo a fazer jus à época do ano em que estamos.

Publicidade