StoreWindows10

Tempo esta semana: chuva continua e temperaturas descem!

Esta semana o tempo será invernal com descida das temperaturas e precipitação abundante por todo o país. É provável a ocorrência de trovoadas, para além de vento forte. Aqui está tudo o que deve saber!

Alfredo Graça Alfredo Graça 19 Nov. 2018 - 12:23 UTC
Esta semana os sistemas frontais de precipitação voltarão em força a todo o país.

Esta terça-feira feira o dia será preenchido por aguaceiros mais frequentes e intensos no Litoral Norte e Centro. Poderão formar-se condições favoráveis à ocorrência de trovoadas dispersas com queda de granizo e algumas rajadas localmente fortes. O vento moderado será do quadrante oeste, temporariamente com algumas rajadas, especialmente aquando dos aguaceiros. A partir de amanhã será notável a descida de temperaturas a influir na precipitação e na queda de neve acima da cota dos 900 metros, em serras que compõem o Alto Minho e Trás-os-Montes como as de Peneda, Gerês, Barroso ou Marão.

Na quarta-feira a tendência meteorológica é para a continuidade de chuva e vento de sudoeste. O céu estará muito nublado e os aguaceiros serão mais frequentes nas regiões do litoral Norte e Centro em distritos como Porto, Aveiro e Coimbra. A neve voltará a surgir caindo numa cota acima dos 1000 metros. O vento será fraco a moderado de sudoeste, até 30 km/h, sendo que nas terras altas e no litoral oeste soprará com mais intensidade podendo chegar até aos 45 km/h. Nevoeiro matinal surgirá. Para além disso, deverá registar-se uma descida da temperatura.

Na quinta-feira o céu deverá estar muito nublado, a precipitação continuará a manifestar-se sob a forma de aguaceiros, com hipótese de trovoada durante a tarde, em especial no litoral Norte possivelmente no Porto e em territórios do interior Norte como Bragança.
A neve voltará a precipitar na cota acima dos 100 metros e o vento soprará fraco a moderado do quadrante sul 30 km/h, sendo que nas terras altas poderá chegar aos 45 km/h.

Na sexta-feira prevê-se o abrandamento da precipitação nas Regiões Centro e Sul, com destaque para Lisboa, Setúbal e Faro, continuando a precipitar abundantemente na Região Norte. Prevê-se trovoada para a Região Norte novamente no dia 23.

Em 72 horas a precipitação acumulada afetará visivelmente o Litoral Norte, especialmente o Minho.

Tempo nas Regiões Autónomas

Em Ponta Delgada (Açores) prevê-se vento moderado a forte durante toda a semana do quadrante Norte, entre os 25 e os 60 km/h. A precipitação aumentará tendencialmente até ao final de quarta-feira, diminuindo na quinta-feira e voltando a aumentar na sexta-feira. No Funchal predominará o céu nublado, com reduzida hipótese de precipitação ao longo da semana, exceto na quinta-feira. O vento soprará fraco do quadrante Norte em geral.

Publicidade