Tempo esta semana: chuva a meio-gás em Portugal

A chuva regressa esta terça-feira a território continental, andando de mãos dadas com uma espessa nebulosidade. Saiba até quando estará o tempo assim. Explore as previsões!

Alfredo Graça Alfredo Graça 21 Jan. 2019 - 13:20 UTC
Numa semana com alguma chuva, a nebulosidade espessa e o céu em tons de cinza dominarão o panorama meteorológico.

Após um fim-de-semana marcado pela precipitação, esta semana o tempo será caracterizado pela presença de chuva fraca e em geral bastante nebulosidade, prevendo-se uma melhoria do panorama atmosférico na sexta-feira. Amanhã o céu vai estar muito nublado em grande parte do território continental, apresentando-se pouco nublado no interior do Alentejo e no Algarve até meio da manhã. Na região minhota esperam-se períodos de chuva fraca que deverão espalhar-se às restantes regiões do Norte e Centro e ao litoral oeste da região Sul. No interior possivelmente não choverá, mas caso aconteça será sob a forma de neve e apenas a partir dos 1000 metros de altitude.

O vento fraco a moderado soprará do quadrante oeste, cerca de 25 km/h, aumentando de intensidade posteriormente e chegando aos 45 km/h no litoral oeste e nas terras altas com rajadas até 60 km/h.
Como sempre, no interior do país haverá lugar à formação de geada nas regiões do interior Norte e Centro. Prevê-se também nevoeiro ou neblina matinal em Trás-os-Montes, nos territórios de Nordeste e também mais a sul na Beira Alta. A temperatura máxima sofrerá uma pequena descida, especialmente nos territórios do interior Norte e Centro. No Porto a mínima será de 5 ºC e a máxima de 12 ºC, em Lisboa a mínima será de 9 ºC e a máxima de 14 ºC e em Faro a mínima será de 7 ºC e a máxima de 15 ºC.

Na quarta-feira, o panorama meteorológico será idêntico. Um céu bastante nublado em todo o país, com abertas no Sul do país a meio da tarde. Haverá lugar para a precipitação em regime fraco nas regiões Norte e Centro, que poderá ser persistente nos territórios da linha de costa. Flocos de neve poderão cair na cota dos 1200 metros, em locais como a Serra da Estrela. O vento será de noroeste, moderado e até 30 km/h. No litoral e nas terras altas soprará moderado a forte, com rajadas até 70 km/h. É provável que a temperatura mínima suba.


Na quinta-feira persistirá um cenário de grande nebulosidade, com o céu carregado em tons de cinzento e a chuva a aparecer de forma fraca nas regiões Norte e Centro. O vento manterá a tendência de soprar de noroeste, soprando moderado a forte quer nos territórios à beira-mar, quer nas terras altas, com rajadas até 70 km/h. Em geral a intensidade será moderada a forte. A temperatura sofrerá uma pequena subida.

Na sexta-feira teremos finalmente um dia de céu pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade apenas nas terras do interior Norte e Centro. O vento manterá velocidades de 30 a 40 km/h e girará para o quadrante norte tanto no litoral oeste como nas terras altas.
A mínima sofrerá uma pequena descida.

Publicidade