Tempo em Portugal nos próximos dias: temperaturas acima da média mantêm-se e haverá aguaceiros e trovoadas. Saiba onde

Os Açores estão neste momento sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros fortes e trovoada. Em Portugal continental manter-se-ão as anomalias térmicas positivas diurnas e os "olhos estão postos” numa gota fria que pode trazer aguaceiros e trovoadas ao Centro-Sul.

Nuvens de desenvolvimento vertical estão normalmente associadas a aguaceiros intensos e de curta duração, por vezes acompanhados de trovoada e granizo. Onde poderá trovejar em Portugal nos próximos dias? Contamos-lhe abaixo na previsão do tempo.

Esta terça-feira (16) foi mais um dia de estabilidade atmosférica em Portugal continental, geralmente com céu pouco nublado ou limpo. O vento soprou predominantemente fraco a moderado do quadrante Norte, e pontualmente forte na faixa costeira a norte do Cabo Raso e nas terras altas do Norte e Centro. Soprou de Sudoeste no Sotavento Algarvio durante a tarde.

Além disto, ocorreu uma descida das temperaturas no interior Norte e Centro (Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda). No entanto, as anomalias térmicas positivas mantiveram-se bastante significativas durante o dia. Vários locais registaram 10/11 ºC acima da média. Cidades como Santarém, Évora e Beja atingiram máximas de 27 ºC.

Para quarta-feira (17) prevê-se mais um dia de tempo estável, com céu pouco nublado ou limpo. Espera-se que o vento sopre predominantemente fraco a moderado do quadrante Norte. Na costa sul do Algarve soprará de Sudoeste, apresentando intensidade moderada a forte de Nordeste no interior Norte e Centro.

As temperaturas não irão registar grandes oscilações de hoje para amanhã, dia 17. Mas, mesmo assim, prevê-se uma pequena subida da temperatura máxima nalguns locais do litoral Norte e Centro (por exemplo, Porto e Coimbra), uma ligeira descida térmica no litoral algarvio e uma nova, mas ligeira, descida térmica no interior Norte e Centro.

Portugal, um caso “térmico” à parte na Europa

Tal como perfeitamente se observa no mapa abaixo, enquanto durante praticamente toda a semana Portugal continental se debaterá com anomalias térmicas positivas significativas de dia (embora com tendência a baixarem), quase todos os restantes países europeus registarão temperaturas diurnas abaixo da média.

Nestes próximos dias Portugal continental continuará a registar temperaturas acima da média climatológica de referência, sendo quase um caso único à escala europeia.

Quinta-feira 18 de abril não será exceção e voltaremos a registar o mesmo panorama térmico: um dia ameno a quente, com temperaturas máximas acima da média climatológica de referência, mas uma noite mais fresca ou fria nalguns locais. As temperaturas praticamente se manterão as mesmas no litoral, mas nalguns locais do interior Centro-Sul deverão baixar ligeiramente.

Ainda na quinta-feira (18), apesar da previsão generalizada de céu limpo ou pouco nublado, o céu apresentar-se-á algo mais nublado em zonas do Centro-Sul do Continente, onde poderão cair aguaceiros e trovoadas. O vento de Leste passará a dominar novamente. Soprará fraco a moderado, pontualmente forte em praticamente todas as zonas do Continente, embora por vezes possa assumir outras direções.

trovoada portugal
Estas são as zonas da geografia do Continente onde se prevê uma maior densidade de raios por quilómetro quadrado na tarde da próxima sexta-feira, dia 19.

Para sexta-feira (19) o tempo manifestará novamente sinais de instabilidade atmosférica nas zonas centrais e meridionais do nosso país. Apesar de se prever céu geralmente pouco nublado ou limpo, este espera-se temporariamente mais nublado durante a tarde nas Regiões Centro e Sul do Continente.

Aliás, tal como se observa no mapa de densidade de raios acima, a precipitação convectiva (aguaceiros, trovoada e granizo) deverá voltar a repetir-se no final da tarde e início da noite de sexta-feira (19) em diversas zonas do Centro-Sul, tais como Santarém, Portalegre, Évora e Beja, não se excluindo a hipótese de caírem noutras zonas da nossa geografia.

Durante os próximos dias, preveem-se amplitudes térmicas significativas no interior Norte e Centro do país: estará frio ao amanhecer e fresco ao anoitecer, mas de dia estará muito calor

Atenção à formação de uma depressão isolada em altitude ou gota fria

Entre sexta (19) e sábado (20) prevê-se a formação de uma depressão isolada em altitude (gota fria) no Atlântico próximo da nossa costa, isto é, nas proximidades do Sudoeste Algarvio. Não será uma bolsa de ar excessivamente frio, mas favorecerá a atividade tempestuosa.

Devido a este sistema de baixas pressões, não se descarta a ocorrência de aguaceiros dispersos e trovoadas ocasionais no Baixo Alentejo (Beja), em pontos e zonas do Litoral Alentejano e Área Metropolitana de Lisboa (Setúbal, Beja e Lisboa) e também em locais da serra algarvia (Faro). Continuará a estar sol no resto do país e, além disto, prevê-se uma subida generalizada das temperaturas máximas.

chuva acumulada
Mapa de precipitação acumulada até à madrugada da próxima segunda-feira, dia 22, em Portugal continental.

Para domingo (21) não se vislumbra tempo instável associado à atividade tempestuosa da depressão isolada em altitude, pelo que o céu poderá apresentar-se pouco nublado ou limpo.

Contudo, a incerteza à data de hoje na trajetória e magnitude deste episódio de trovoadas associado à gota fria mantém-se elevada, pelo que continuaremos a monitorizar a depressão e a mantê-lo constantemente atualizado a partir da Meteored.