Tempo em Portugal nos próximos dias: ar tropical deixará até 27 ºC nestas regiões. Também haverá poeiras do Saara

Nas próximas horas e dias a chegada de uma massa de ar extremamente quente, de origem tropical, provocará uma subida acentuada das temperaturas em Portugal continental. Contudo, não tardará muito para o regresso da chuva. Eis o que esperar do tempo.

Para estes próximos dias prevalecerá um estado do tempo geralmente dominado pelas altas pressões em quase todo o território de Portugal continental, exceto nalgumas zonas do Minho, onde ainda são esperados alguns períodos de chuva ou aguaceiros fracos e dispersos. Além disto, a temperatura subirá gradualmente, tornando o ambiente cada vez mais quente.

Hoje, quarta-feira 3 de abril, a chuva diminuiu gradualmente de frequência e intensidade até se dissipar. Os aguaceiros ocorreram sobretudo durante a parte da manhã, mais distribuídos pelas Regiões Norte e Centro, ainda que, pontualmente, tenham surgido pelas regiões mais meridionais do Continente.

O anticiclone reforçou-se com o passar das horas, intensificando a estabilidade atmosférica em redor da nossa geografia. E, em vastas zonas do país, é visível a forma como o céu “limpou”, ficando apenas parcialmente nublado ou com nuvens dispersas.

O vento procedente de sudoeste soprou geralmente fraco, exceto no litoral e nas terras altas da Região Norte, onde soprou com intensidade moderada durante a tarde. Esta quarta-feira (3) foi também marcada por uma ligeira subida das temperaturas, especialmente das máximas.

Entre hoje (3) e amanhã (4) o Arquipélago dos Açores continuará com avisos laranja e amarelo devido à influência da Depressão Olivia. O temporal de chuva, vento e agitação marítima faz-se sentir em todas as ilhas, ainda que com menos intensidade no Grupo Oriental.

O calor intensificar-se-á nas próximas 48 horas

Na quinta-feira (4) o anticiclone influenciará completamente as condições meteorológicas no Continente, proporcionando tempo estável e sem chuva. Ocorrerão apenas alguns aguaceiros fracos e irregulares nalgumas zonas do Minho, onde aliás, o vento continuará a soprar forte nas zonas do quadrante sul nas zonas montanhosas. Também nas restantes terras altas do Norte haverá pontualmente rajadas intensas.

Prevê-se nevoeiro matinal nalguns locais, tais como o Litoral Centro e Oeste e algumas zonas do Baixo Alentejo e interior Norte. O resto do país contará com a presença de nuvens de alta altitude que proporcionarão períodos de céu muito nublado, mas haverá espaço para boas abertas. O tempo estará geralmente soalheiro no Arquipélago da Madeira.

subida das temperaturas Portugal
De quinta (4) para sexta-feira, 5 de abril prevê-se uma subida brusca e acentuada das temperaturas. Nalguns locais de Portugal continental as máximas escalarão até aos 27 ºC!

O ambiente estará quente durante o período central do dia em várias regiões de Portugal continental. As máximas atingirão entre 18 e 23 ºC na maioria das capitais de distrito. Os valores mais elevados são esperados em Beja, com uma máxima de 23 ºC, e Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Évora onde se preveem 22 ºC. A noite será novamente fria, especialmente nas regiões do interior e em particular nas zonas de montanha.

Na sexta-feira (5) o estado do tempo permanecerá sob a influência das altas pressões, com a presença de nuvens altas nos céus, que proporcionarão céu geralmente muito nublado, sobretudo no Noroeste (Minho - Viana do Castelo e Braga; e Douro Litoral - Porto). Aliás, para o Minho, não se exclui a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos até ao final da manhã. O calor intensificar-se-á, prevendo-se uma subida generalizada e acentuada das temperaturas de norte a sul de Portugal continental.

Numa parte significativa do território do Continente estão previstos valores máximos em torno de 10 ºC - ou até mesmo mais - acima da média para o início de abril. Efetivamente, prevê-se que a cerca de 1500 metros acima do nível do mar seja atingida a isotérmica dos 19 ºC.

Serão atingidas temperaturas máximas entre 24 e 27 ºC no Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve, destacando-se as localidades de Alcácer do Sal e Grândola (Setúbal), Mourão (Évora) e Coruche (Santarém), todas com previsão de que o termómetro escale até aos 27 ºC nesta sexta-feira, 5 de abril. Até mesmo na Região Norte, em cidades como o Porto, o termómetro poderá escalar até aos 25 ºC!

Atenção também à intrusão maciça de poeiras do Saara que ocorrerá a partir do meio-dia de sexta-feira (5) e cujo pico de intensidade - em termos de concentração de partículas em suspensão no ar e abrangência geográfica - se espera durante o dia de sábado, 6 de abril.

poeiras africanas
A atual previsão sugere que o pico de concentração de poeiras do Saara em Portugal continental, tanto em intensidade como em termos de área geográfica abrangida, ocorra no próximo sábado, 6 de abril.

O céu assumirá geralmente um aspeto baço ou esbranquiçado, quase esquálido, mas, nas zonas onde houver maior concentração de poeiras saarianas, ficará com tons acastanhados ou alaranjados.

Frente fria provocará o regresso da chuva no fim de semana

No sábado (6), uma frente atlântica chegará ao Noroeste de Portugal continental, espalhando-se posteriormente para várias outras zonas do país numa trajetória noroeste-sudeste. Haverá períodos de chuva ou aguaceiros, mais prováveis e frequentes nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela (Norte e Centro). No Minho e no Douro Litoral a precipitação será tendencialmente mais intensa e abundante.

Tal como já foi referido anteriormente, estima-se que ocorra um incremento notório das poeiras do Saara, sobretudo nas zonas a sul do acidente geográfico Montejunto-Estrela, mas as mencionadas partículas em suspensão poderão “tapar” uma boa parte da radiação solar, algo que acabará também por contribuir para uma ligeira descida das temperaturas máximas, fazendo com que sábado (6) já não seja tão quente como sexta (5).

Eis o mapa de previsão de precipitação acumulada até à próxima segunda-feira, 8 de abril.

Para domingo (7) o panorama meteorológico ainda se manifesta razoavelmente incerto. Contudo, o cenário mais provável sugere que a frente - bastante estacionária - despeje chuva durante o período matinal na Região Norte, no interior Centro, em grande parte do Alentejo e no Algarve.

Aliás, para as zonas mais meridionais do Continente (distrito de Faro e zonas do Baixo Alentejo), considera-se mesmo a possibilidade de ocorrência do fenómeno “chuva de lama” graças à combinação das poeiras saarianas com a precipitação.

Por último, prevê-se uma descida generalizada das temperaturas devido à aproximação de uma massa de ar mais frio proveniente de latitudes setentrionais. Essa descida espera-se mais acentuada na Região Norte, com as máximas a baixarem de sábado (6) para domingo (7) entre 2 ºC e 7 ºC. Mesmo assim, em várias capitais de distrito do país, as temperaturas diurnas rondarão os 20 ºC.