Tempo em Portugal no primeiro fim de semana de outono: soalheiro e com uma surpreendente “escalada” das temperaturas

O arrefecimento de hoje e sexta-feira será temporário. Para o fim de semana prevê-se a chegada de uma nova massa de ar quente, que provocará temperaturas máximas dignas de verão em muitas capitais de distrito, já em pleno outono.

Primeiro fim de semana do outono astronómico registará temperaturas máximas dignas de verão nalgumas regiões de Portugal continental.
Primeiro fim de semana do outono astronómico registará temperaturas máximas dignas de verão nalgumas regiões de Portugal continental.

A madrugada e manhã desta quinta-feira (21) foi fundamentalmente marcada por nebulosidade densa e pela chuva, por vezes forte, que descarregou sobre boa parte de Portugal continental - sobretudo nas Regiões Norte e Centro (áreas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela).

Para a segunda metade do dia, entre o meio-dia e as 21:00 aproximadamente, no Norte e Centro já só se espera a permanência de céu nublado, com possibilidade de abertas mas também de chuviscos ou aguaceiros, sobretudo nas áreas montanhosas.

Neste mesmo período, a sul do Tejo - grosso modo regiões de Alentejo e do Algarve - a precipitação associada à passagem da frente fria não só será menos provável, como também cairá com menor frequência, menos intensidade e de uma maneira mais dispersa à medida que a parte traseira da frente for rodopiando para leste, numa trajetória noroeste-sudeste.

Além disto, à medida que a frente se for afastando para leste, o vento de Noroeste passará a ser tendencialmente dominante, soprando fraco, pontualmente moderado. Esta quinta (21) verificou-se também uma ligeira descida das temperaturas máximas de norte a sul do país e uma pequena subida das temperaturas mínimas nas Regiões Norte e Centro.

Passagem da frente fria abrirá caminho à chegada de uma massa de ar completamente outonal

Para amanhã - sexta-feira 22 de setembro - ainda se prevê a possibilidade de restarem alguns vestígios de instabilidade no Litoral Norte (Viana do Castelo, Braga, Porto) e também em pontos do interior Norte, como Vila Real. Manifestar-se-iam sob a forma de precipitação fraca, provavelmente aguaceiros. Predominará um ambiente de céu nublado na generalidade do território do Continente, não se excluindo a hipótese de boas abertas, especialmente nas regiões mais meridionais.

No mapa animado abaixo, no qual está plasmada a anomalia de temperatura a 850 hPa para o hemisfério norte, o tempo fresco que “abraçará” Portugal continental será temporário (apenas quinta 21 e sexta, 22 de setembro), resultará do ar frio posterior à passagem da frente fria, associando-se à chegada de uma massa de ar de cariz outonal.

O arrefecimento térmico no nosso país estará bem representado pela anomalia térmica negativa - tons azuis -, através dos quais é possível observar valores de temperatura, em geral até 3 ºC inferiores à média, nos dias de quinta (21) e sexta (22). Nas terras altas do Norte e do Centro a anomalia térmica poderá ser de -5 ºC.

Entretanto, para o fim de semana, prevê-se uma “escalada” gradual e relativamente acentuada das temperaturas, sobretudo das máximas. O que irá acontecer?

Fim de semana de outono, mas com temperaturas máximas dignas de verão nalgumas regiões

O outono astronómico arrancará este sábado, 23 de setembro, esperando-se um domínio da estabilidade. Haverá neblina matinal nalguns locais do Norte e Centro, mas só se prevê nebulosidade diurna a sul do Tejo, com tendência a dissipar-se gradualmente ao longo do dia. O resto do país terá tendência a registar céu limpo ou então com poucas nuvens.

Graças à chegada de uma nova massa de ar quente prevê-se uma subida generalizada das temperaturas diurnas no primeiro fim de semana do outono astronómico. Algumas capitais de distrito do Centro e Sul de Portugal continental atingirão 30 ºC.

No sábado (23), algumas capitais de distrito registarão temperaturas máximas em torno dos 25 ºC, tais como Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Lisboa, havendo algumas que poderão superar este patamar, tais como Évora, Beja e Faro. O vento soprará fraco, em geral do quadrante Norte, podendo soprar de Nor-Noroeste durante a tarde na faixa costeira ocidental.

Previsão de temperaturas máximas a rondar os 30 ºC, ou até mesmo a ultrapassar pontualmente esse patamar, em localidades do Centro e Sul de Portugal continental no próximo domingo, 24 de setembro.
Previsão de temperaturas máximas a rondar os 30 ºC, ou até mesmo a ultrapassar pontualmente esse patamar, em localidades do Centro e Sul de Portugal continental no próximo domingo, 24 de setembro.

Já no domingo (24), a atmosfera permanecerá estável, esperando-se um estado do tempo completamente soalheiro (ou seja, de céu limpo, possivelmente em toda a geografia de Portugal continental) e uma nova subida das temperaturas, em particular das máximas. Haverá neblinas matinais nalguns locais do litoral Norte e Centro e o vento soprará de direções variáveis.

Com a intensificação do calor em território nacional, a previsão das temperaturas máximas - dignas de verão - aponta para a possibilidade de algumas capitais de distrito do Centro e Sul do país registarem valores em torno dos 30 ºC, tais como Coimbra, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora, Beja e Faro. Outras localidades, como Mértola e Alcoutim, poderão alcançar até 32 ºC.