StoreWindows10

Tempo em Portugal no fim-de-semana: Verão a chegar?

O sol anda meio escondido por entre as nuvens que teimam em habitar no nosso território... Será chove? Será que fará sol? Deite um olhar pelos mapas de previsão do tempo!

Alfredo Graça Alfredo Graça 15 Jun. 2018 - 13:02 UTC
Prevê-se céu praticamente limpo para os próximos dias em Portugal.

De acordo com os mapas de previsão do tempo, a nebulosidade que perdura por Portugal Continental e Regiões Autónomas nos territórios do litoral e, principalmente nestes territórios, mas no Norte do país, teima em continuar a passear-se por cá.

No entanto, o sol vai espreitando por entre as nuvens sorrindo ora cá vem o calor, ora aparecem as nuvens ameaçadoras de possível precipitação. Nas Regiões Centro e Sul o panorama meteorológico quanto à pluviosidade não é tão ameaçador quanto na Região Norte e, aliás, quanto mais caminhando para os territórios do interior, menor a probabilidade de se sentir e observar chuva.

Paulatinamente até, o céu deverá estar (quase) limpo... Segundo a cartografia alusiva ao estado de tempo, quanto mais para Sul caminharmos, os algarvios e alentejanos, sobretudo, sentirão uma atmosfera algo formosa.

Com base nos modelos numéricos de previsão, as temperaturas elevadas conjugadas com o céu limpo e com um sol sorridente e caloroso denotam uma certa formosura no estado de tempo atmosférico. Até dá vontade de ir para a praia!

Mas como nem tudo será assim tão linear do ponto de vista meteorológico, há contudo alguma certeza quanto ao tempo que fará nas festividades que marcam o ritual de passagem para o verão, fazendo jus à expressão... “Ande onde andar o Verão há-de vir no S. João”.

E nos Arquipélagos?

Ponta Delgada e Funchal terão nebulosidade mais espessa relativamente ao continente. As temperaturas serão relativamente semelhantes entre uma e outra capital das Regiões Autónomas. Os ventos serão de quadrante Norte, e soprarão fraco a moderado.

Vento e Mar: Propícios para o lazer?

Os ventos vão soprar moderado a forte, quadrante Norte-Noroeste durante os próximos dias, com rajadas que potencialmente poderão atingir entre 30 a 50 km/hora sobretudo no litoral norte em cidades como as do distrito do Porto.

Representação cartográfica do estado de tempo em Portugal Continental, domingo 17 de Junho ao meio-dia.

No entanto, em cidades do interior como as que se enquadram no distrito de Bragança, os ventos serão com menor intensidade e frequência embora com grande alternância nas direções que vão tomar ao longo das próximas 72 horas... Ventos que soprarão quer no quadrante Sul quer no quadrante Norte, e com a direção a perdurar especialmente para Oeste. Ao final do dia de hoje, o vento soprará forte de Norte.

O mar vai estar algo agitado nos próximos dias devido às rajadas de vento, sobretudo no Norte Litoral como se pode consultar aqui.

Publicidade