Tempo em Portugal na próxima semana: preveem-se acumulados de chuva superiores a 160 mm e neve acumulada até 24 cm

A mais recente atualização do nosso modelo de confiança, ECMWF, mostra-nos o regresso da chuva e da neve para a próxima semana. A primeira deverá regressar em breve e a segunda nos últimos dias da semana.

O dia de hoje amanheceu soalheiro em boa parte do país, com a presença de algumas nuvens dispersas, não se prevendo ocorrência de chuva ao longo do dia. As temperaturas máximas esperadas deverão manter-se entre os 5 ºC na Guarda e os 15 ºC em Lisboa.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Amanhã, segunda-feira, nas últimas horas da madrugada poderão registar-se alguns aguaceiros fracos no litoral Oeste, devendo os mesmos dissiparem-se até ao início da manhã. A partir das 10h é possível que a chuva fraca e dispersa regresse ao noroeste do país, devendo nas horas seguintes ocorrer noutros locais das regiões Norte e Centro de forma pontual, prevendo-se uma dissipação total entre as 16h e as 17h. No geral, será um dia com boas abertas.

Terça-feira a chuva regressa ao continente de forma mais expressiva

Depois de uma breve pausa na chuva, eis que a mesma regressa ao noroeste nas primeiras horas da manhã de terça-feira, dia 20 de janeiro. Esta dever-se-á a uma frente fria associada a uma depressão situada a Oeste das Ilhas Britânicas.

Até à meia-noite do próximo sábado, dia 24, os acumulados de precipitação poderão ultrapassar os 160 mm no noroeste do país.
Até à meia-noite do próximo sábado, dia 24, os acumulados de precipitação poderão ultrapassar os 160 mm no noroeste do país.

Nas primeiras horas, esta precipitação poderá ainda ocorrer em forma de neve em locais como a Serra do Larouco. Nas horas seguintes deverá estender-se ao longo da faixa litoral Norte e Centro e para o interior do Norte do país, de forma moderada. No entanto, estima-se que pelas 15h ocorram alguns períodos de chuva forte, especialmente nos distritos de Viana do Castelo e Braga. Até ao fina do dia, esta precipitação deverá persistir de forma fraca a moderada nas mesmas regiões.

Ao longo da madrugada de quarta-feira e até ao início da manhã do mesmo dia, é expectável que a chuva se espalhe por toda a geografia continental, podendo resultar em períodos de chuva moderada a forte em vários pontos de Norte a Sul do país. Contudo, até ao final do dia, esta deverá concentrar-se no noroeste.

Últimos dias da semana mostram-nos chuva e muita neve

Sem que a chuva volte a dissipar-se totalmente, espera-se que entre as 12h e as 15h de quinta-feira, uma nova frente chegue ao país, resultando em chuva moderada em todo o território continental. Esta poderá, entre as últimas horas de quinta-feira e as primeiras de sexta, concentrar-se nas regiões Norte e Centro e assim permanecer até às 12h de sexta-feira. Ainda assim, a partir desse horário, é esperada, novamente, ocorrência de precipitação em todo o país, de forma moderada e persistente.

Ainda que este cenário pareça um pouco irrealista, especialmente pela área que ocupa, os nossos mapas apontam para queda de neve intensa, especialmente entre sexta e sábado, podendo resultar em acumulações até 24 cm.
Ainda que este cenário pareça um pouco irrealista, especialmente pela área que ocupa, os nossos mapas apontam para queda de neve intensa, especialmente entre sexta e sábado, podendo resultar em acumulações até 24 cm.

Será também a partir das primeiras horas da madrugada de sexta-feira que a neve regressa ao Norte do país. A chuva aliada às temperaturas baixas resultará em queda de neve persistente para este dia, segundo o ECMWF. Ao que tudo indica, mesmo com o decorrer do dia, a neve deverá manter-se e até estender-se a outros locais do Norte e Centro do país, intensificando-se a partir das 18h.

Porém, parece que as surpresas estão reservadas para as últimas horas de sexta e primeiras de sábado, onde a partir das 21h de sexta-feira, a neve parece começar a cair em zonas mais próximas do litoral.

Já pela meia-noite de sábado, os nossos mapas mostram uma maior intensificação da queda de neve e de uma maior extensão da sua área de ocorrência. Para além disso, nesse mesmo horário, as cotas de neve deverão baixar para os 500 metros, especialmente no noroeste, podendo manter-se na ordem dos 800/ 900 metros na maior parte das regiões Norte e Centro.

Com isto, os nossos mapas de neve acumulada mostram acumulações impressionantes na ordem dos 24 cm, precisamente no noroeste do país, como podemos observar no mapa acima. Acumulação esta que deverá começar a formar-se a partir da meia-noite de sexta. Contudo, esta previsão tem uma margem de erro mais elevada, devido à distância temporal, pelo que até lá, o modelo irá atualizar várias vezes podendo mostrar um cenário diferente. Com isto, continue a acompanhar as nossas previsões diárias e atualizações sobre este tema.