Tempo em Portugal este fim de semana: irá a Depressão Elisa atingir o Continente? Saiba onde se prevê chuva

Alguns países e regiões da Europa serão afetados nos próximos dias por uma nova depressão de grande impacto, Elisa, mas em Portugal continental somente algumas regiões irão sentir os seus efeitos no estado do tempo. Eis a previsão!

Esta quinta-feira (9) o estado do tempo “acalmou” substancialmente em Portugal continental, tendo-se registado somente alguns períodos de chuva fraca ou aguaceiros durante a madrugada e manhã, sobretudo mais concentrados pelo Noroeste do país. Também houve aguaceiros isolados noutros pontos do país, mas o panorama meteorológico foi dominado por períodos de céu nublado ou muito nublado, a intercalar com boas abertas.

As temperaturas hoje baixaram ligeiramente o que se traduziu num ambiente mais fresco. O vento soprou fraco de Oes-Noroeste, sendo que pontualmente mais moderado nas terras altas do Norte.

Para amanhã - sexta-feira 10 de novembro - prevê-se a passagem de uma nova linha de instabilidade bastante desagregada e desorganizada associada a uma frente atlântica proveniente da Depressão Elisa (que atingirá França em cheio) e que resultará, não só, em céu muito nublado, como produzirá precipitação sob a forma de chuva ou aguaceiros, principalmente nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro.

A nebulosidade deverá aumentar em grande parte do país, especialmente no Norte e no Centro de Portugal continental. Estão previstos aguaceiros fracos também na Região de Coimbra e em pontos do Nordeste Transmontano. Do Tejo para Sul, o céu estará ligeiramente menos nublado e, no Algarve haverá mesmo períodos de céu limpo.

chuva; Portugal; previsão do tempo
A chuva terá tendência a diminuir em frequência e intensidade em Portugal continental nos próximos dias, mas, mesmo assim, vai chover em várias regiões no fim de semana do São Martinho 2023.

O vento soprará geralmente fraco de Oes-Sudoeste, surgindo moderado a forte no Noroeste da geografia do Continente, precisamente nas regiões mais expostas a este fluxo de instabilidade meteorológica. Além disto, espera-se uma pequena e generalizada subida das temperaturas, tanto das máximas como das mínimas. Haverá nevoeiro matinal na fachada atlântica do Norte e do Centro e também nas zonas montanhosas destas regiões.

Fim de semana de São Martinho com chuva nalgumas regiões do Continente

Para este sábado (11) e Dia de São Martinho prevê-se precipitação apenas nalgumas regiões do país: Norte e Centro, com possibilidade de se esticar até ao Alentejo ao final do dia. A chuva será mais forte e frequente nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, devendo surgir nas primeiras horas da madrugada de sábado (11) e intensificando-se nestas zonas sobretudo a partir do início da tarde. Prevalecerá um céu geralmente muito nublado, estimando-se boas abertas no Baixo Alentejo (Beja) e no Algarve (Faro) até ao final da tarde.

Na faixa costeira ocidental (Litoral Norte e Centro), e nas terras montanhosas do interior Norte e Centro espera-se a formação de bancos de nevoeiro matinais. Prevê-se também uma subida da temperatura, em particular das mínimas e sobretudo no Norte e Centro de Portugal continental.

temperatura; São Martinho; previsão do tempo; Portugal
Várias regiões do país registarão temperatura máxima igual ou superior a 20 ºC no fim de semana de São Martinho, em particular no Centro e no Sul de Portugal continental.

Do Mondego para sul, uma grande parte das capitais de distrito registará uma máxima igual ou superior a 20 ºC. Quanto ao vento estima-se que sopre predominantemente de sudoeste com intensidade fraca a moderada, alcançando intensidades superiores nas terras altas do Norte, Centro e no distrito de Portalegre.

Para domingo (12) espera-se nebulosidade de um modo geral, com previsão de chuva ou chuviscos fracos dispersos, um pouco por todo o país, mas com tendência a acumularem-se mais no Norte e em particular nas regiões a oeste da Barreira de Condensação (Minho e Douro Litoral, grosso modo). O céu estará parcialmente nublado, com possibilidade de boas abertas, especialmente nas regiões mais centrais e meridionais de Portugal continental.

Também não se exclui a hipótese de bancos de nevoeiro matinais no litoral Norte e Centro e nas terras altas do interior. Será mais um dia caracterizado pelo vento do quadrante Oeste. Prevê-se uma pequena e generalizada subida das temperaturas máximas, ao passo que nalgumas regiões poderá ocorrer uma suave descida das temperaturas mínimas.