Tempo em outubro: como será?

Entramos no segundo mês do outono climatológico, altura em que o tempo é normalmente mais fresco e chuvoso. Começam as primeiras chuvas torrenciais, temos de recorrer aos agasalhos e empunhar o guarda-chuva. Será que vai ser assim? Confira a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 02 Out. 2019 - 08:30 UTC
Outubro será mais seco, quente e estável que o habitual. No entanto é tempo de vestir os primeiros agasalhos!

Do décimo mês do ano, talvez a situação de maior risco tenha sido provavelmente o irrompimento do furacão Lorenzo que atingiu os Açores, que no Continente português deixará meros vestígios de chuvas e vento, mas sobretudo efeitos na ondulação marítima. Isto relativo aos três primeiros dias do mês.

De resto, as mais recentes atualizações do modelo Europeu de previsão sugerem um padrão atmosférico para o décimo mês do ano, com alguma secura associada devido aos baixos índices de humidade relativa, e alguns episódios de calor onde deverão despontar valores de temperatura acima do normal. Aliás, as principais impressões sugeridas pela leitura e análise ao modelo ECMWF estima que outubro seja um mês mais estável em termos meteorológicos do que setembro.

Embora setembro tenha tido temperaturas acima do normal, especialmente nas primeiras duas semanas, onde o vento também raramente se fez sentir com intensidade, houve lugar para episódios de instabilidade atmosférica que surgiram na terceira e por vezes na quarta semana.

Outubro seco e mais quente que o habitual

Nesse sentido, devido ao historial climático, seria de esperar que outubro fosse um mês em que o tempo arrefecesse consideravelmente, mas as tendências demonstradas pelos principais modelos numéricos de previsão são praticamente unânimes e descrevem um outubro mais quente e seco que o normal, com destaque evidente para a secura do ar, onde predominam os baixos níveis de humidade, também alimentados e potenciados pelas altas pressões anticiclónicas.

Este cenário que aqui observamos será cada vez mais comum à medida que outubro for avançando.

Quanto aos níveis de precipitação projetados para outubro, a pluviosidade deverá registar valores inferiores aos valores de referência alinhando num cenário já previamente antecipado quando primeiramente nos referimos ao mês de outubro nas previsões do outono climatológico e outono astronómico. Outubro será um mês tendencialmente seco, mas obviamente não são de descartar eventuais episódios efémeros e de curta duração e intensidade de precipitação.

Temperatura e níveis de precipitação

No que diz respeito aos valores térmicos, prevê-se uma anomalia positiva de 1 ºC a 3 ºC no interior de Portugal continental nas primeiras duas semanas do mês de outubro. Estes valores podem até ser algo superiores aos valores de referência junto à fronteira com Espanha, em localidades fronteiriças do interior que se estendam entre o distrito de Bragança e o distrito de Faro. Nas duas últimas semanas do mês, a incerteza é maior pelo que apesar de tendencialmente poder ser mais quente, o sinal não é estatisticamente significativo.

Quanto aos níveis de precipitação, eles deverão ser abaixo da média em todo o país, e nisto os modelos do NOAA e do ECMWF entram em concordância, sobretudo na região Sul. Esta situação é algo preocupante especialmente por causa do agudizar da seca meteorológica. A chuva que já caiu neste ainda curto mês de outubro foi ‘sol de pouca dura’.

Publicidade