Tempo em Novembro: como poderá ser?

Chegado o mês de novembro, começam as habituais previsões mensais sobre o tempo. Se quer saber se ainda pode desfrutar de algum tempo ao ar livre, ou se será melhor manter-se no “quentinho” de sua casa, espreite a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 02 Nov. 2018 - 07:37 UTC
Em alguns locais, especialmente na região Norte do país, o mês de novembro poderá registar precipitação acima da média.

Novembro será pautado pela alternância de vários padrões atmosféricos ao longo das várias semanas, prevendo-se que seja o mês de novembro mais húmido dos últimos anos. Nos primeiros quinze dias deste mês que ontem se iniciou, ele será mais fresco e húmido, com padrões atmosféricos para todos os gostos, para depois estabilizar à medida que passamos para a terceira semana, até que na última semana dá-se o retorno de um padrão mais variável, fresco e com fluxo de Noroeste mais húmido.

Em termos probabilísticos, será na terceira e quarta semana do mês, quando se poderão proporcionar as melhores condições para atividades ao ar livre, apesar da possível formação de nevoeiros, da tendência em se manifestarem Nortadas e de temperaturas que poderão não ser as mais agradáveis, uma vez que se prevê que estejam abaixo do normal.

Previsão segundo o modelo ECMWF

Prevê-se que a precipitação total da primeira semana deste mês seja superior ao normal em especial nas Regiões Centro e Sul. Na segunda semana, deverá ser superior ao normal nas Regiões Norte e Centro. Na terceira semana, a precipitação deverá registar-se em níveis inferiores ao normal em todo o território proporcionando as condições para eventuais atividades ao ar livre, ainda que com algumas reservas devido às temperaturas que se deverão registar inferior ao normal.

Na quarta semana de novembro, prevê-se precipitação num ritmo inferior ao normal. Quanto às temperaturas, prevê-se que sejam inferiores ao normal na primeira semana para todo o território, mantendo-se esta previsão ao longo da segunda semana do mês, sendo que em alguns locais da costa a diminuição das temperaturas será mais notória. Na terceira e quarta semanas, prevê-se que as temperaturas continuem inferiores ao normal.

Representação do estado de tempo em Portugal Continental a 5 de novembro. Prevê-se chuva no Norte, em especial no litoral.

A simulação do modelo para o resto da Europa

A previsão do modelo ECMWF aponta para um panorama meteorológico com temperaturas e precipitação abaixo da média em Portugal Continental ao longo deste mês de novembro, ainda que com a exceção da Região Norte do país que poderá ter precipitação nos valores médios ou acima do normal.

Na Europa o modelo simula um mês muito seco, à exceção do noroeste da Península Ibérica, Itália, Ilhas Britânicas e Noruega. No que concerne às temperaturas, o modelo aponta para temperaturas muito acima do normal em praticamente todo o continente, a exceção é o sudoeste da Península Ibérica.

Publicidade