StoreWindows10

Tempo em Maio: calor, a todo o ano, dá valor?

Depois de uma semana quente, de temperaturas elevadas... e muito calor, como estará o tempo? Espreite as previsões em Portugal para os próximos dias!

Alfredo Graça Alfredo Graça 16 Maio 2018 - 15:29 UTC
Um Pôr-do-Sol alaranjado... Por esse Portugal fora. Sol quente e temperaturas elevadas...?

A semana ficou marcada por temperaturas elevadas e sol bastante quente. Iniciou-se segunda-feira este calor, que até agora permanece, e pelo menos até amanhã assim será... Que nos contam os mapas dos modelos de previsão do tempo no país?

Se até quinta permanece alta nas temperaturas, já a partir de sexta o cenário começa a mudar de figura... e mais uma vez, Maio volta a pregar das suas! A chuva deverá voltar, em especial, nas Regiões Norte e Centro. Até hoje, as temperaturas subiram em dois dias, desde segunda-feira, cerca de 8 ºC!

Temperaturas Elevadas... Até quando?

Na Região Norte, o panorama meteorológico será marcado pela passagem de ar quente e seco, com alta de temperaturas, e um sol bastante “caloroso”. Nos períodos durante a noite nestes locais serão marcadas por um arrefecimento brusco das temperaturas, denotando contraste entre as horas de dia (com maior calor) e de noite (com menor calor).

O efeito amenizador dos ares marinhos fazem com que haja variação térmica em relação a cidades e distritos do interior português, mais marcados pelo efeito da continentalidade. Nestes locais do interior, as temperaturas e seus contraste de noite e dia, não serão tão amplos. As exceções deverão ser Vila Real e Bragança, onde deverá chover. Na Região Centro, a chuva não constituirá presença pelo que as temperaturas elevadas e o ar seco deverão dominar.

Na Região Sul, o distrito de Évora terá chuviscos possivelmente. Chuva fraca com alternância de sol e nebulosidade marcam o estado de tempo do interior Português. O Algarve deverá passar por períodos de nebulosidade durante o dia...

Sexta-feira: Como será?

E às portas do fim-de-semana? A chuva voltará na sexta-feira, 18 de maio. Na sexta-feira, analisando o território de Sul para Norte será previsível que nos distritos de Faro, de Beja (em Ourique) Setúbal, Lisboa, Porto e Viana do Castelo não chova. Os restantes territórios no país terão chuva fraca e céu nublado com alternância com o Sol.

Mapa estado de tempo em Portugal Continental às 18h de 18 de maio, 2018.

É provável que haja tempestade em Portalegre já no dia anterior, quinta-feira (17.) Aliás, um pouco por toda a faixa continental já se deverá verificar a partir de quinta (17) algumas nuvens a circular na atmosfera portuguesa...

Já às portas do fim-de-semana, em especial sexta e sábado... Deverá chover de Norte para Sul, e nessa tendência norte-sul pelo litoral e pelo interior, nos distritos de Beja, Évora, Portalegre, Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu.

As Regiões Autónomas

Nas Ilhas apesar de ter chuviscado no Funchal durante o dia de hoje, até sábado isso não deverá ocorrer. Segundo as previsões, nem em Ponta Delgada nem no Funchal ela será problema. Mas a nebulosidade estará presente, especialmente no Arquipélago dos Açores.

As temperaturas estarão entre os 14 ºC e os 20 ºC nestes dois sítios. Aproveite estes dias, especialmente até quinta-feira inclusive, para visitar os recantos de Portugal!

Publicidade